Educação abre inscrições para cursos profissionalizantes e preparatórios

17/02/2017 17:47:00 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Arquivo Secom

São nove cursos gratuitos voltados para a comunidade para pessoas a partir de 16 anos

A Secretaria de Educação abre na próxima segunda-feira (20) as inscrições (clique aqui para acessar a ficha de inscrição) para nove cursos profissionalizantes e preparatórios, organizados pela Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional. Os cursos são gratuitos e abertos para toda a comunidade, para pessoas a partir de 16 anos, com número limitados de vagas. Por isso, é importante chegar cedo: as inscrições devem ser feitas no Cetep, setor da secretaria, que fica na Rua Alfredo Backer, 383, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os cursos oferecidos são Informática Básica, Esculturas em Biscuit, Artes em Tecido e Linhas, Auxiliar Administrativo, Organização de Eventos, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Matemática Básica, Espanhol Básico e Técnicas de Congelamento e Conservação de Alimentos. Clique aqui para acessar o edital. As aulas estão marcadas para começar no dia 13 de março. A carga horária dos cursos varia entre 40 e 120 horas, com aulas duas vezes por semana.

Os interessados devem levar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e duas fotos 3x4, além de preencher a ficha de inscrição no local. Para quem for menor de 18 anos, a inscrição deverá ser feita por seu responsável legal. A listagem com os inscritos de cada turma será divulgada no dia sete de março, no portal da Prefeitura e no mural da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional.

Como está sendo esperada uma grande procura, o aluno inscrito que faltar na primeira semana de aula será eliminado, dando a vez para quem por ventura estiver na fila de espera. De acordo com a coordenadora Flaviá Picon, os cursos estão divididos em cinco eixos tecnológicos: Comunicação e Informação, Produção Cultural e Desing, Gestão e Negócios, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Desenvolvimento Educacional e Social.

- Dentro da proposta de integrar toda a Educação de Macaé, estamos fazendo parcerias, convidando os professores para serem os profissionais responsáveis pelos cursos. Trabalhamos de forma integrada, firmando parcerias com as equipes de Educação Básica, Ensino Superior e Ciência e Tecnologia. Vamos trabalhar da mesma maneira no Centro de Formação Carolina Garcia, que em breve vai começar os cursos de formação continuada para os profissionais da rede municipal de ensino, explicou a secretária adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes.

No ano passado, cerca de dois mil alunos foram aprovados nos 37 cursos oferecidos pela Prefeitura no antigo Centro de Formação Profissionalizante (CETEP), que a partir de janeiro foi transformando na Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional. Foram 155 turmas que fizeram cursos nas áreas de processos industriais, infraestrutura, beleza, saúde, meio-ambiente, artesanato, produção (corte e costura), administrativo, segurança e informática.


Fotos Relacionadas