Educação abre inscrições para o Programa Analfabetismo Zero

05/04/2019 11:49:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: João Barreto

Aulas estão previstas para começar neste mês ou assim que as turmas forem formadas

A Educação abriu as inscrições para o Programa Analfabetismo Zero, no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) do Centro e da Barra, e também na colônia dos pescadores. Para formalizar a matrícula nestes espaços, deverá ser preenchido formulário e apresentado xerox da carteira de identidade e CPF. No caso dos interessados menores de 18 anos, o responsável é que deverá realizar a inscrição. Podem ser inscrever jovens com idades acima de 15 anos que nunca tenham frequentado escola. As aulas estão previstas para começar neste mês ou assim que as turmas forem formadas, para confirmação do turno e horário das aulas.

O curso tem como público-alvo, pessoas adultas e idosas que buscam a escola para desenvolver ou ampliar seus conhecimentos, bem como tem interesse em outras oportunidades de convivência social e realização pessoal. São pessoas que apresentam uma temporalidade específica no processo de aprendizagem, o que as faz merecer atenção especial no processo educativo, como é destinado esse projeto.

A coordenadora do Programa, Flávia Silva, destaca que o Analfabetismo Zero nasce da necessidade de se obter política pública no município, que contemple as pessoas que não tiveram oportunidade de serem alfabetizadas na idade certa.

"Sabemos que são muitos os motivos que fazem jovens, adultos e idosos que se encontram no mercado de trabalho não sejam ainda alfabetizados, cabendo ao município buscar estratégias para alcançá-los, promovendo assim, uma educação universal. Acredito que a educação se faz com parceria entre o Poder Público e sociedade", pontuou Flávia.

Ela acrescentou que o projeto foi todo elaborado levando em consideração a Legislação Educacional referente à Educação de Jovens e Adultos, incluída no Plano Nacional de Educação (PNE).

O Cetep do Centro, fica localizado à Rua Alfredo Backer, 363. Já o endereço do Cetep da Barra é Rua Hildebrando Alves Barbosa, 298, em frente ao Ciep Leonel Brizola, próximo ao 32º Batalhão de Polícia Militar. E a Colônia de Pescadores Z-3 de Macaé, fica situada à Rua Dr. Júlio Olivier, 148, Imbetiba. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta das 8h às 17h.