Educação aplica Avaliação de Alfabetização para 3 mil alunos

12/09/2019 16:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Esta é a segunda edição da prova do ano letivo de 2019

Será aplicada até esta sexta-feira (13), a Avaliação Macaense de Alfabetização (Ama) para 3 mil alunos do 2º ano de escolaridade de 44 unidades municipais, nos turnos da manhã, às 8h e da tarde, às 13h30. Esta é a segunda edição deste ano letivo de 2019. O instrumento diagnóstico visa destacar informações que possam auxiliar o trabalho dos professores e gestores após o primeiro semestre de estudos.

O cronograma da prova foi subdividido em dois dias. Nesta quinta-feira (12) a prova contou com sete questões de Língua Portuguesa, com produção textual, e seis de Matemática. Uma das escolas municipais participantes foi a Professora Eda Moreira Daflon (Centro). Um total de 125 alunos fizeram a avaliação. Entre eles estava Davi Pereira Alcantâra."Gostei da prova. Foi muito fácil", disse acompanhado da diretora geral, Rosely Rodrigues Victor.

O objetivo da Ama, de acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, é observar os resultados obtidos durante o período escolar e realizar diagnóstico do nível de compreensão leitora, escrita e raciocínio lógico matemático do Ensino Fundamental. "Com a aplicação da Ama, a rede municipal tem a intenção de assegurar que todos os estudantes sejam capazes de ler textos com fluência, compreensão, produzir textos com autonomia e mobilizar conhecimentos matemáticos necessários à vida", ressalta Guto.

Outras propostas são aprimorar os planejamentos dos professores e subsidiar as equipes gestoras e técnicas das escolas municipais, visando a promoção de ações para o aprimoramento do trabalho do primeiro segmento do Ensino Fundamental.

A avaliação está sendo conduzida pelo professor referência com apoio das equipes gestoras das próprias unidades municipais nos horários de aula. Até quarta-feira (18), a avaliação deve ser encaminhada para correção, que será feita pela Coordenação Pedagógica da Superintendência de Ensino Fundamental.

Prova

Na semana passada, cerca de 5 mil alunos foram submetidos à Prova Macaé. Os alunos do 5º ano foram submetidos à avaliação com 38 questões ( Língua Portuguesa e Matemática). De acordo com Guto Garcia, em breve, será aplicado o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb-antiga Prova Brasil). "A rede está se preparando. A prova Macaé é diagnóstico rápido da aprendizagem dos estudantes. Baseada nos descritores da matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova contribuí para o acompanhamento do processo ensino", finalizou.


Fotos Relacionadas