Educação aplica avaliação macaense de alfabetização

06/12/2018 16:03:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Cerca de 3 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participam da prova

Será realizada até esta sexta-feira (7) a Avaliação Macaense de Alfabetização (AMA). Cerca de 3 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participam da prova, direcionada a 132 turmas de 44 escolas. Esta é a última prova externa deste ano letivo. O objetivo é auxiliar professores e gestores das escolas municipais a direcionar ações referentes ao desenvolvimento dos alunos no ciclo de alfabetização.

A prova de múltipla escolha abrangeu questões de Língua Portuguesa e Matemática. Entre os objetivos da prova estão realizar diagnóstico do nível de alfabetização e letramento ao final do 1º ano, aprimorar os planejamentos para Formação Continuada dos professores e execução das práticas pedagógicas, além de promover subsídios às equipes gestoras para melhorar o desenvolvimento em leitura e escrita.

A iniciativa da Secretaria de Educação é promover ações para o aprimoramento do trabalho no ciclo de alfabetização (1º e 2º ano), e garantir que todos os estudantes sejam capazes de ler textos com fluência e compreensão, além de produzir textos com autonomia.

As escolas municipais Professora Eda Moreira Daflon e Letícia Peçanha Aguiar aplicaram a prova. Um total de 200 alunos de ambas unidades foram avaliados. De acordo com a diretora da "Eda Daflon", Rosely Rodrigues, a oportunidade da avaliação é fundamental para ter um diagnóstico deste ano letivo. "Nossos alunos se empenham e a equipe gestora tem a chance de refletir sobre as estratégias pedagógicas", conta.

Os alunos Ana Luisa dos Santos e Pedro da Silva elogiaram a prova. "Gostamos muito. Foi legal preencher o cartão", comentam. Já a diretora Andrea Pereira, da Escola Municipal Letícia Peçanha, observa que provas como estas são muito positivas. "Além dos alunos, os professores também são avaliados. Esta é uma chance de registrar avanços e dificuldades que devem ser sanadas no próximo ano", destaca.

As avaliações deverão ser entregues até segunda-feira (10) para correção da Coordenação Pedagógica de 1º ao 5º ano.