Educação apresenta na praça mais uma banda campeã

02/09/2005 15:30:18 - Jornalista: César Dussac

A secretaria de Educação brindou a população de Macaé, na noite desta quinta-feira (01), com a banda do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, que se apresentou na praça Veríssimo de Mello. Marchas e dobrados, com impecável marcação, e a performance de seis balizas encantaram o público, que também se deliciou com doces, tortas e salgados da Feira da Agroindústria Familiar, que funciona no local semanalmente. O evento também marcou a estréia de um jovem regente, formado na corporação.

A banda foi criada em 14 de setembro de 2002. Os prêmios mais recentes da agremiação musical foram conquistados em 2005. Em Cachoeiras de Macacu, obteve o 2º lugar na categoria banda; o 2º lugar com o maestro; 1º lugar regente-mor; 1º lugar baliza masculino; 3º lugar Corpo coreográfico. Em Cachoeiro do Itapemirim (ES) 2º lugar banda, maestro e Balizador. No ano passado, conquistou prêmios nos municípios fluminenses de Cachoeiras de Macacu, Miguel Pereira, Valença (campeonato estadual, 1º lugar na categoria banda), Paracambi, Mendes e Porto Real.

A secretária de Educação, Milmar Pinheiro, assistiu à apresentação. “É sempre um prazer assistir às bandas de nossas escolas, um projeto criado pela secretaria nesta gestão, que conta com o total apoio da prefeitura, e permite à população conhecer melhor o trabalho de cada corporação das escolas municipais”, argumentou. Segundo Milmar, a secretaria concluiu que devido à importância do trabalho em termos sociais e da formação do cidadão, as apresentações não poderiam ficar restritas às comemorações do aniversário da cidade e ao desfile da semana da Independência do Brasil, em setembro.

A pedagoga Elza Maria Machado também acompanhou com entusiasmo a apresentação da corporação musical do Colégio que dirige. “Esse trabalho estimula a responsabilidade e a disciplina. Acompanhamos o desenvolvimento, a freqüência e o desempenho dos alunos, que devem se esforçar para permanecer na banda”, afirmou. Segundo a professora Elza, os outros alunos e a comunidade sempre apóiam os eventos dos quais a banda participa. “Aqui mesmo, podemos ver outros alunos do Ancyra e membros da comunidade. A apresentação conduz os espectadores ao lazer, bem como os próprios integrantes da banda, que conta com alunos e ex-alunos, que não conseguem deixar o grupo”, afirmou.