Educação capacita cerca de 9 mil pessoas em cursos gratuitos

02/08/2019 10:27:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Secom

Cursos gratuitos do Cetep preparam paras os mercados profissional e autônomo

A Secretaria Municipal de Educação capacitou 8.867 cidadãos e servidores municipais em 158 cursos gratuitos, somente nos últimos 16 meses, sendo 4.229 para os mercados profissional e autônomo em diversas áreas profissionalizantes do Cetep e mais 4.638 de formação continuada no Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG). Os dados significativos para a população fazem parte de relatórios de resultados do Cetep no período compreendido no ano de 2018 e de janeiro a abril deste ano.

“Os números são bem expressivos, frutos de muito trabalho em prol da população, e o resultado é a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, destacou o secretário de Educação, Guto Garcia. Só este ano, de janeiro a abril, o CFCG ofereceu 1.305 vagas e o Cetep, 1.412 e, em 2018, foram 3.089 vagas no CFCG, mais 244 para pós-graduação em Gestão Escolar, e 2.817 no Cetep. Flaviah Piccon, informou que, atualmente, estudam no Cetep 1.100 pessoas e os cursos mais procurados, segundo ela, são os da área de beleza e saúde por terem maior potencial de geração de renda e empregabilidade como designer de sobrancelhas, maquiagem, barbeiro e cabeleireiro.

O Cetep aplica formulário de pesquisa aos novos alunos para identificar o perfil deles e ampliar as áreas de conhecimento e constatou que 76% deles são do sexo feminino; 36% possuem entre 21 e 31 anos de idade; 82% têm o Ensino Médio; e 90% estão satisfeitos com os cursos ofertados e escolhidos por eles, ou seja, era, realmente, o curso que queriam fazer. O Cetep oferece cursos à população com idade a partir dos 16 anos, sendo exigido o mínimo de 18 anos para alguns cursos.

A pesquisa também revelou que 62% dos alunos matriculados no Cetep estão fazendo, pela primeira vez, uma formação e 77% relataram que estão desempregados e buscam na formação qualidade de vida para sustentar a si e a família. São pessoas como Maria Helena Santos Bastos, 49 anos, moradora no Bairro Aroeira. Ela contou que sempre foi costureira, mas, hoje, pela facilidade de comprar roupas prontas mais em conta, a sua produção caiu e resolveu fazer outra coisa.

“Fiz o curso de designer de sobrancelhas e amei. Hoje atendo muitas clientes na minha casa e também vou à casa delas”. Ela disse que está satisfeita com a nova profissão, qualificada por meio do Cetep, mas pretende fazer outro curso e, desta vez, será de panificação. “Acredito que lidar com alimentos dá mais dinheiro porque todo mundo dá um jeito para comprar um pão”, disse. Ela faz parte dos 87% dos participantes da pesquisa feita pelo Cetep que informaram que pretendem fazer outra formação e também dar continuidade aos estudos.

Segundo ainda os relatórios, 64% dos inscritos no CFCG são profissionais que atuam na Educação Infantil, 37% possuem graduação em Pedagogia ou concluíram o curso Normal Superior. Outro dado significativo é que 43% dos educadores que estão inscritos nos cursos têm pós-graduação.

O Cetep também atua em parceria com empresas localizadas no município proporcionando ao aluno a oportunidade de treinar em ambientes e equipamentos reais. Como exemplo tem o projeto de Auxiliar de Panificação e Confeitaria, em parceria com o Supermercado Extra, do bairro Cavaleiros, que cede espaço, equipamentos e profissionais para treinar os alunos. As aulas deste curso acontecem na unidade do Cetep na Barra de Macaé.

As inscrições para os cursos do Cetep são por meio de seleção via edital público divulgado no portal da prefeitura. O primeiro edital deste ano ofereceu 1.012 vagas. A secretária Leandra Lopes informou que o segundo edital está previsto para ser divulgado em setembro próximo. “Traremos novos cursos e vamos dar ênfase aos cursos a distância (plataforma EaD) o que possibilita ampliarmos o número de vagas e de cursos”, observou.

Parceria do Cetep com o Ministério do Trabalho e a Unirio trouxe a Macaé, em janeiro, o Programa Caravana do Trabalho oferecendo cursos nas áreas de Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria e Recepção do Cliente e Telemarketing.

Centro de Formação

O Centro de Formação prepara o calendário de atividades para este segundo semestre letivo que será divulgado nos próximos dias no seu site www.formacaomacae.wixsite.com/formacao onde os interessados encontram as informações necessárias sobre todos os cursos ofertados como total de vagas e realização online da inscrição, possibilitando comodidade e agilidade no processo. Normalmente, os cursos são ministrados na Cidade Universitária, sede do CFCG.

Além dos cursos para professores, orientadores educacionais e pedagógicos, auxiliares de serviços escolares e porteiros, entre outros, o Centro de Formação oferece, ainda, a pós-graduação lato sensu em Gestão Pública Escolar com certificação da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura, podendo, dessa forma, cumprir a determinação da eleição direta para diretores escolares e do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). A turma atual iniciou em fevereiro de 2018 com previsão de conclusão em março de 2020. Até lá não há novas vagas.

O CFCG atua na formação continuada a partir dos cursos oferecidos e também grupos de estudos e pesquisa com parceria com universidades. Desde a sua criação, em 2015, foram 9.073 vagas ofertadas incluindo as 244 para a formação da pós. O compromisso do órgão é sistematizar a formação dos profissionais que atuam na educação pública municipal.

Serviço

Cetep: Rua Alfredo Backer, 363 - Centro. Telefone (22) 2762.4740

CFCG - Cidade Universitária: Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, salas 201 e 206, Bairro Granja dos Cavaleiros (prédio antiga Funemac). Telefones: (22) 3399.1823/1810


Fotos Relacionadas