Educação confere diplomas a professores de Educação Física

06/06/2005 16:37:33 - Jornalista: César Dussac

Em cerimônia realizada no Centro de Convenções, na noite de sexta-feira (03), a Secretaria de Educação conferiu diplomas a 64 formandos em Educação Física, que fizeram o curso de provisionamento, de um ano e meio, previsto em lei federal. O prefeito Riverton Mussi anunciou parceria com a CBF. O Conselho Regional de Educação Física (CREF) ofertou aos formandos bolsas de estudos de 50% do valor para graduação.

O prefeito falou da profissionalização do esporte de Macaé e da importância dos professores de Educação Física na formação dos jovens. “O futebol receberá um centro de treinamento da CBF para todo o Brasil. No vôlei, já temos parceria com a empresa de telefonia Oi, enquanto o basquete fará parceria com uma indústria de refrigerantes. O esporte dá resultados imediatos quanto à volta do jovem ao convívio social. Vamos colocar em nosso município, cada vez mais, profissionais de Educação Física, através de programas e projetos que preparem o futuro cidadão”, disse o prefeito.

Após entregar o diploma a Shiro Matsuda, mestre do judô, Riverton Mussi falou de sua emoção. “Tenho muito carinho pela profissão que me fez chegar aqui. Depois que fui eleito vereador, em 1992, nunca mais a exerci. Sou presidente de honra da Associação Macaense Pró-Esporte, da qual faço parte há 23 anos”, lembrou. Ao passar o diploma às mãos do professor Wilson Abreu – 52 anos dedicados ao judô - o prefeito saudou algumas figuras responsáveis pelo curso.“Montar este curso não foi nada fácil. Macaé é o primeiro município a formar professores provisionados em Educação Física”, disse.

Milmar Pinheiro saudou os formandos. “Essa formatura é uma vitória de vocês e de seus familiares. Não há como deixar de sugerir duas atitudes distintas: olhar para o passado para agradecer a Deus pela vida, pela saúde e por mais esta conquista, e olhar para o futuro, e visualizar novos objetivos, novos caminhos”, ressaltou. Milmar entregou os diplomas a Alessandro dos Santos Barreto, Cláudio Márcio Martins Paes, Luiz Caldas Simões e Neivaldo Correa Trindade.

A secretária de Planejamento Carla Mussi, professora de Educação Física, incentivou os formandos. “Teremos uma faculdade ano que vem. Continuem estudando”, comentou. A diretora executiva do CREF, Cristina Melo, em nome do Conselho, colocou à disposição dos formandos bolsas de estudos correspondentes a 50% do valor de cursos de graduação em Educação Física, em faculdade de qualquer município. Cristina entregou Moção de Louvor ao Professor Henry Kautscher, diretor do Conselho de Educação Física de Macaé. “Há 20 anos me formei. Não sou dono da verdade, por isso continuo estudando. Não parem, façam o curso de graduação”, orientou Henry.