Educação convida população para a IV Expo Music Oscar Cordeiro

06/07/2005 16:24:30 - Jornalista: César Dussac

Com apoio da secretaria municipal de Educação, a direção do Ciep Oscar Cordeiro montou em uma de suas salas, no segundo andar, a IV Expo Music, com os instrumentos que compõem a banda do colégio. A visitação está aberta à população até sexta-feira (08), de 08h às 17h. Podem ser vistos oito instrumentos de percussão, a lira com quatro instrumentos da mesma família, a flauta com outros cinco da família, três instrumentos de sopro, um de efeito sonoro e outros mais comuns.

O maestro Anderson Barbosa, o contra-mestre Jônata Mota, a coreógrafa Quélen Vitorino e a diretora adjunta Luciana Botelho estarão no local para dar mais informações sobre os instrumentos, além das dezenas de troféus e seus respectivos concursos.

Fundada em 1999, quando a atual diretora Marisfran Menengussi era adjunta, a banda começou a colecionar troféus, a partir de 2000. Foi campeã geral em Taubaté (SP), em 2003, e repetiu o feito em 19 de junho deste ano, disputando com 54 agremiações no Terceiro Concurso de Banda de Itapemirim (ES), quando obteve 949 pontos, sagrando-se bicampeã (2004-05). Atualmente, faz parte da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro – FFABERJ – e da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras – CNBF – as duas entidades que marcam datas e locais dos campeonatos.

Conforme Marisfran o comportamento dos integrantes da banda influencia os outros colegas. "O aproveitamento escolar dos componentes da Banda é o melhor do colégio. Ano passado, ninguém teve nota vermelha. Os cem integrantes têm comportamento exemplar, ficam mais tempo na escola e demonstram amor por ela, comparecendo aos ensaios sábados e domingos. Durante as viagens, cantam, mas não fazem bagunça. São os líderes naturais que a escola tem e conquistaram o respeito dos outros colegas".

Anderson diz que, além de respeito, os componentes da banda também são admirados. “Só nesta quarta-feira (06), 29 alunos se inscreveram para fazer parte do grupo. Eles serão submetidos a um teste de aptidão e adequação aos instrumentos". O maestro fala dos planos futuros. “É meu desejo, da diretora do Colégio e dos outros dirigentes transformar a banda da categoria Tambores em Banda Musical. Para isso, teremos de acrescentar saxofone, clarineta, flauta, flautim, trompete, trombone (de pistos e de vara) e excluir escaleta, lira, xilofone, bateria e outros".