Educação: curso de barbearia é um dos mais procurados

20/03/2018 16:56:00 - Jornalista: Assessoria Educação

Foto: João Barreto

Prefeitura disponibiliza 870 vagas em 26 cursos de capacitação

A secretaria Adjunta de Qualificação Profissional iniciou, este mês, as aulas de capacitação. Foram 870 vagas distribuídas em 26 cursos dos eixos tecnológico, produção cultural e design; ambiente e saúde (beleza); gestão e negócios; controle e processos industriais; hospitalidade e lazer e informação e comunicação.

Um dos mais procurados foi o de barbearia, com cerca de 60 alunos, entre homens e mulheres. A expectativa é que depois da formação dessa turma o curso prossiga na grade de oferta. O edital n° 001/2018 está disponível no site da prefeitura e conta com todas as regras para o ingresso. A novidade deste ano é o oferecimento dos cursos de técnicas básicas de massagem relaxante e energética, auxiliar de panificação e básico de confeiteiro.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, os cursos profissionalizantes têm carga horária mínima de 24h e máxima de 300h, conforme o edital. "Nossa equipe busca sempre ofertar capacitação que tenha demanda no mercado ou que haja déficit de profissionais na área", comentou.

Os cursos são ministrados no Cetep, localizado no centro da cidade; na sede do Macaé Facilita, no distrito de Córrego do Ouro; no Copa da secretaria de Educação e na Cidade Universitária. "Uma surpresa foi a procura de mulheres pelo curso de barbearia, pois sabemos que essa foi uma profissão sempre ocupada por homens. Abrimos 25 vagas e a procura foi tão grande que disponibilizamos duas turmas com aulas práticas e teóricas, aperfeiçoando os profissionais para o mercado de trabalho", informou o secretário.

O professor voluntário do curso de Barbeiro, Lino Santana Santos, disse que reservou mais um dia da semana para abrir uma outra turma e atender todos os alunos que procuraram. O curso tem duração de 80h e abrangerá alunos de 18 anos completos que já tenham o sétimo ano do Ensino Fundamental. As aulas são sempre das 18h30 às 22h no Cetep.

Frank Marcos Sacramento da Luz, 51 anos, morador do Lagomar, está muito animado com o curso porque está desempregado. "Já fiz três cursos de qualificação profissional: de padeiro, pintor industrial e técnico de radiologia. Mas todos eles eu dependo do mercado de trabalho para começar a trabalhar e o curso de barbeiro vai me proporcionar a autonomia que preciso. Minha filha faz o curso de costura no Cetep e quando ela soube que o edital do ano de 2018 tinha sido liberado, me entregou uma cópia e corri para fazer a minha matrícula. Meu filho e eu hoje estamos matriculados e muito felizes porque nosso objetivo é abrir uma barbearia dentro do nosso bairro, o Lagomar", destacou.

Cabeleireira faz curso e amplia atendimento

Já para a aluna Thaís Ribeiro, de 24 anos, moradora da Nova Holanda, mãe de dois filhos, o curso de barbearia vai complementar seu trabalho no salão. "Hoje já trabalho com cabelos femininos e depois do curso vou poder cortar também cabelos masculinos", disse.

Os interessados em fazer inscrições para os cursos com vagas disponíveis devem levar no Cetep os seguintes documentos: cópia de documento de identidade com foto 3x4 e cópias do CPF, carteira de identidade, além de comprovantes de residência e de escolaridade (histórico escolar, declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou da série cursada).

Aos candidatos que já foram alunos do Cetep no ano 2017 será facultada a entrega dos documentos necessários para inscrição, exceto a cópia da identidade e duas fotos 3x4. O candidato menor de 18 anos deverá ter a inscrição realizada por um responsável legal. Já o que estiver impossibilitado de comparecer à sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional poderá se inscrever por meio de procuração particular.


Fotos Relacionadas