Educação dá dicas para se sair bem nas provas do Enem

2019-11-01 16:22:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
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Foto: Arte
As provas serão em dois domingos, dias 3 e 10 de novembro

Os 263 alunos inscritos que frequentam o Pré-Vestibular Social, 62 do terceiro ano e 40 do segundo ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (CAp), num total de 365 alunos, todos da rede municipal de ensino, farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no próximo domingo (3) e no outro, dia 10. E, como os demais candidatos, é bom que fiquem atentos às recomendações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O secretário municipal de Educação de Macaé, professor Guto Garcia, deu as dicas para quem quer se sair bem nas provas e garantir a vaga no ensino superior. “Aconselho que, assim que o aluno receba a prova, dê uma lida no tema da Redação, faça um rascunho, ela vale 1000 pontos, como as outras disciplinas, e, no final, passe a limpo o seu texto. Como a prova é longa, deve levar uma barra de cereal, uma fruta e água”, disse. O secretário também falou sobre os possíveis temas que podem ser cobrados pelo Enem como as doenças mentais, depressão, ansiedade, o alto índice de suicídio, patriotismo, o caos do sistema prisional no país e outros citados com frequência na mídia.

Quanto ao tempo para estudo, Guto Garcia disse que o último dia para estudar deve ser na sexta-feira que antecede o domingo de prova, revisando as matérias e os temas da redação. “Importante deixar o sábado para o lazer com a família, amigos, assistir a um filme. Quando o aluno estuda na véspera da prova, aumenta a ansiedade. O conhecimento é muito importante, mas o estado psicológico com o qual o aluno chega para fazer a prova também é importante. Parabéns aos alunos que se prepararam estudando nos últimos três anos e que possam fazer uma ótima prova”, acrescentou.

As provas serão aplicadas das 13h30 às 19h, no primeiro dia. Já no segundo domingo, as provas serão das 13h30 às 18h30.

O coordenador municipal do Enem, Wagner Scbeid, informou que os locais onde serão realizadas as provas, nos dois domingos, em Macaé, são os seguintes: Universidade Unigranrio, Universidade Estácio de Sá, Instituto Nossa Senhora da Glória (Castelo), Colégio Estadual Irene Meirelles, Colégio Estadual Luiz Reid, Colégio Estadual Matias Neto, Colégio Estadual Jornalista Álvaro Bastos e Colégio Municipal Zelita Rocha.

Os locais das provas foram divulgados no cartão de confirmação, no dia 16 de outubro, pelo Inep e, para saber onde fará a prova, o candidato precisa entrar, com os seus dados pessoais, no site https://enem.inep.gov.br. Os portões serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h. Das 13h às 13h30, serão feitos os procedimentos de segurança na sala das provas.

Alguns candidatos, embora não estejam cursando ou tenham concluído o terceiro ano do Ensino Médio, fazem as provas do Enem para treinar, como é o caso dos 40 alunos do segundo ano do Ensino Médio do CAp, que se preparam para entrar no terceiro e último ano em 2020, explicou a diretora adjunta, Aline Oliveira. Os números do Pré-Vest foram passados pelo coordenador, Reginaldo Moraes.

Tema da redação é sempre muito esperado

Para preparar os alunos, o Pré-Vestibular da prefeitura realizou simulados de várias disciplinas, como Matemática e Redação, durante dias de sábados, também para alunos do Colégio de Aplicação (CAp), e orientou sobre o que pode dar nota zero ao aluno na prova de Redação do Enem.

O cronograma do Inep para fazer bem a prova, além de estudar o ano inteiro, é: confira o seu documento, separe o que levar, chegue no horário, siga as orientações e fuja da eliminação.

O Inep também divulgou uma lista do que pode dar zero. Confira abaixo:


  • Fugir do tema proposto;

  • Escrever com letra ilegível;

  • Não atender a proposta pedida;

  • Entregar a Folha de Redação sem nada escrito;

  • Usar parte de texto desconectada do tema proposto;

  • Escrever só sete linhas, qualquer que seja o conteúdo;

  • Escrever predominante ou integralmente em língua estrangeira;

  • Usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;

  • Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo.

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