Educação disponibiliza novo informativo de orientação

03/07/2020 13:57:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arte

O tema é “a importância do livro didático para os estudos dos alunos em casa”

“A importância do livro didático para os estudos dos alunos em casa” é o novo tema do informativo disponibilizado pela equipe de orientação educacional da Secretaria de Educação. O conteúdo direcionado a estudantes da rede municipal, familiares e professores tem como objetivo levar orientações da campanha “Pratique Cidadania”, que aborda a utilização adequada de um dos recursos pedagógicos indicados pelos professores em virtude da suspensão temporária das aulas, por conta do Covid-19.

No informativo são destacadas orientações para o recebimento dos livros didáticos, cuidados de remanejamento, sistema PDDE- Interativo (ferramenta de apoio do Ministério da Educação), reserva técnica e novos prazos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Todas as intervenções visam garantir a utilização pedagógica, conservação e devolução dos livros didáticos reutilizáveis. Os livros para as turmas de 1º ao 5º ano, por exemplo, podem ficar com os alunos quando encerrar o ano letivo. Já os do 6º ao 9º ano e Ensino Médio devem ser devolvidos.

Para a disponibilização dos conteúdos, a Coordenação da Orientação Educacional se reúne em videoconferências. O material está sendo repassado para os diretores das escolas municipais, que através das redes sociais dos espaços escolares (grupos de WhatsApp, Facebook e Instagram) mobilizam os professores, responsáveis e estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), de acordo com o ano de escolaridade. “O objetivo é tratar de temas relevantes voltados para reflexão sobre o convívio, rotina de estudos em casa e qualidade de vida. ´Uso de máscaras caseiras` e `As famílias e o distanciamento social` foram os temas abordados", pontuam as coordenadoras Rosinea Figueiredo e Andrea Carvalho.

O material foi elogiado pela Coordenação do Programa do Livro Didático, Roze Thomáz, que está à frente das ações do PNLD e campanhas educativas. Além de tratar de informativos, os orientadores educacionais também estão oferecendo acompanhamento emocional aos pais e responsáveis, quando necessário, por meio do WhatsApp. A rede municipal conta com 46 orientadores educacionais, que neste período de suspensão das aulas, estão atuando em ações que visam proporcionar atividades de fortalecimento do vínculo do aluno com a escola, identificar possíveis dificuldades no que se refere às questões sociais e sinalizar a equipe gestora para os encaminhamentos pertinentes, além de contribuir com atividades que estimulem a formação integral do aluno, preservando seu desenvolvimento emocional em tempos de isolamento social.