Educação divulga resultado da pré-matrícula nesta quarta

09/01/2017 17:04:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Resultado da pré-matrícula será divulgado no site da Prefeitura e nas escolas

A Secretaria de Educação divulga, nesta quarta-feira (11), o resultado do cadastro dos candidatos da primeira e segunda fases da pré-matrícula da rede municipal. A lista vai ser anunciada no site oficial da Prefeitura de Macaé e nas unidades escolares. Os responsáveis dos candidatos na faixa de dois e três anos não atendidos na primeira fase da pré-matrícula (Maternal I e Maternal II) não precisam comparecer à secretaria para solicitação de vagas. Os candidatos que não estiverem com nomes incluídos no resultado estão automaticamente no cadastro reserva.

O calendário segue com efetivação de matrícula, nesta quinta-feira (12), e segue até quarta-feira (18), período em que as escolas recebem os pais e responsáveis pelos novos alunos, no horário de funcionamento das unidades.

No ato do processo, pais e responsáveis ou candidatos alocados, maiores de idade devem comparecer às escolas munidos de original e cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento, de casamento ou documento oficial que a substitua; carteira de identidade para estudantes maiores de idade; foto 3x4; carteira de vacinação atualizada para Educação Infantil; declaração de escolaridade-protocolo em curso ou histórico escolar; comprovante de residência (recibo de conta de água, luz ou outra correspondência); laudo clínico, em caso do candidato necessitar de atendimento educacional especializado; cartão do Bolsa Família. Os originais dos documentos serão devolvidos no ato da matrícula, com exceção da declaração de escolaridade, protocolo em curso ou histórico escol ar.

Vagas - Será considerada a preferência ao candidato que necessitar de atendimento educacional especializado, além da proximidade da residência. Caso a família venha optar pela matrícula do aluno em outra escola que não seja próxima da residência, o procedimento somente será efetivado após o atendimento a alunos residentes próximos. Além disso, a Secretaria de Educação poderá alocar o candidato em outra unidade municipal, caso não existam vagas nas opções apresentadas pelos pais ou responsáveis.

O município atende a determinação legal, cuja previsão é que todas as crianças com quatro anos de idade devem estar matriculadas nas escolas. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o atendimento à faixa de idade obrigatória, estabelecida pelo Ministério da Educação está assegurado e antecipado pelo ensino municipal que segue o Plano Nacional de Educação (PNE).