Educação e Telefonica: parceria para curso gratuito aos educadores

19/03/2018 15:19:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Imagem da página da Internet

Formação online é voltada para a inclusão de pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal de Educação de Macaé acaba de fazer parte do projeto de inovação educativa Escolas Conectadas, em parceria com a Fundação Telefônica/Vivo, com o objetivo de ampliar a grade de cursos gratuitos oferecidos aos educadores da rede de ensino com formação online. As inscrições estão abertas até as 17h do dia 28 deste mês para o curso “Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência”, somente via Internet, no link https://goo.gl/forms/EmR3kBXoMA8n6rxt1.

No total, são 40 horas de curso digital que extrapolam o tradicional conceito de sala de aula, em parceria com o Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), espaço de fomento da educação continuada, vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional. Cada educador interessado só pode se inscrever uma vez por curso informando seu CPF e o e-mail para contato. O prazo de conclusão deste curso é de 30 dias corridos, a partir do início que será em 16 de abril e os participantes receberão certificado de conclusão gerado em formato digital.

O curso “Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência” abordará as diferentes ações governamentais que têm sido implementadas buscando promover a inclusão socioescolar de grupos que até então ficavam à margem do processo de ensino regular. Com a publicação, em 2008, da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a qual situa alunos com deficiência também como público-alvo a ser abarcado pela escola comum, desenha-se a escola inclusiva como uma nova realidade brasileira.

No curso, serão introduzidos e debatidos alguns conceitos básicos sobre o tema, no intuito de instigar o professor a refletir sobre os desafios e demandas que surgem nesse novo contexto inclusivo, trazendo inspirações para a inclusão de todos.

As informações foram passadas pela coordenadora do CFCG, professora Regina Célia Santos Nascimento, que espera a participação compartilhada dos educadores da rede.