Educação e UFRJ oferecem curso "Ser Diferente Ser Igual"

20/03/2018 15:03:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Print Scren

Curso será feito via plataforma virtual e oficinas presenciais

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para oferecer aos educadores da rede pública municipal de ensino o curso de aperfeiçoamento 'Ser diferente, ser igual – bullying e violência, preconceito e discriminação. É uma ação implementada pela Pró-Reitoria de Extensão (PR5) da UFRJ junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secad), do Ministério da Educação (MEC), que visa a formação de profissionais da Educação Básica para a Educação em Direitos Humanos & Diversidade.

Os participantes estudarão no site da UFRJ, onde o curso ficará hospedado no endereço ead.ufrj.br. A carga horária total é de 180 horas, sendo 144 horas no ambiente virtual e 36 horas nos encontros presenciais voltados ao desenvolvimento de oficinas que tragam instrumentos e técnicas para a elaboração criativa de intervenções com base no tema proposto.

O curso será realizado de abril a setembro deste ano, na modalidade a distância (EAD) e são oferecidas 250 vagas para educadores de cinco municípios: Macaé, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. Cada escola participante indicará três cursistas da sua equipe, sendo dois professores em exercício docente e um gestor educacional da mesma unidade escolar.

Em Macaé, a parceria acontece através do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG). O projeto Ser Diferente, Ser Igual desenvolve a troca de saberes entre educadores para que reconheçam e adotem estratégias criativas para o acompanhamento das múltiplas formas de violência, preconceito e discriminação no ambiente escolar.

Entre as disciplinas estão os seguintes temas: Família, Escola e Sociedade Atual e elaboração de ações de prevenção do bullying na escola. Mais informações no site https://extensao.ufrj.br ou no e-mail serdiferenteserigual.ufrj@gmail.