Educação encerra Outubro Rosa conscientizando alunos

2019-10-31 16:34:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
Foto: Divulgação
O objetivo foi conscientizar alunos e funcionários para a realização de exames preventivos contra o câncer de mama

Um dia após o prefeito Dr. Aluizio assinar o decreto 118/2019, nesta quarta-feira (30), ampliando os investimentos da Saúde para a assistência oncológica na rede pública do município, principalmente, para procedimentos como quimioterapia e radioterapia, a Secretaria Municipal de Educação, através da Secretaria Adjunta de Ensino Superior e do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), intensificou ações para marcar o encerramento da campanha Outubro Rosa, nesta quinta (31). O objetivo foi conscientizar alunos e funcionários para a realização de exames preventivos contra o câncer de mama que atinge também os homens.

As ações já estavam agendadas, como muitas que a Educação realiza, e a assinatura do decreto veio num mês oportuno de ampla sensibilização pública sobre o câncer de mama. Nesta sexta-feira (1º), inicia o Novembro Azul, de conscientização contra o câncer de próstata que acomete os homens.

Nesta quinta, as alunas e alunos da segunda turma do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, da Prefeitura de Macaé, ministrada na Cidade Universitária, foram para a aula vestidos de rosa. O secretário municipal de Educação, Guto Garcia, participou da ação junto com eles, durante a sua aula, do módulo “Raciocínio Lógico, Probabilidade e Estatística”.

“É fundamental a participação de todos em campanhas preventivas, principalmente, do câncer de mama que tem cura se descoberto precocemente. A luta não é só das mulheres. É de todos nós e reservar um tempo da aula para conscientizar os alunos com atos simbólicos como este é importante para que sejam multiplicadores dos efeitos desta campanha na vida das pessoas”, destacou Guto.

No Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), o dia também foi dedicado à campanha que tem como marco o mês de outubro, mas a prevenção deve acontecer o ano inteiro com o autoexame e exames clínicos e específicos como mamografia e ultrassonografia das mamas. A secretária de Qualificação Profissional e do Ensino Médio, Leandra Lopes, responsável pelo Cetep, ofereceu café da manhã educativo aos alunos e funcionários do órgão, na manhã desta quinta.

Em seguida, ela apresentou vídeo motivador com depoimentos de mulheres acometidas pelo câncer de mama e que encaram a vida e o tratamento com alegria porque se sentem vencedoras. Entre elas estava a história do senhor Lincoln, 78 anos. Ele disse que o câncer de mama o pegou, mas com o tratamento consegue levar uma vida normal. “Foi difícil receber a notícia porque a gente não acredita que homem também tem, mas a doença acabou unindo mais a família. Por exemplo, hoje os meus netos me beijam mais”, disse. No vídeo, Patrícia contou que o diagnóstico precoce pode salvar vidas e que ninguém deve ter medo de ir ao médico e fazer os exames. “Nós podemos vencer essa doença”, afirmou.

“Precisamos falar sobre essa doença o ano inteiro e não somente no mês de outubro. Mostrar como agir preventivamente e dizer que o câncer de mama tem cura quando descoberto precocemente. Por isto a importância de se tocar constantemente e fazer os exames”, enfatizou Leandra. O vídeo mostrou como deve ser feito o autoexame e que existe uma rede de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), em Macaé. “Nenhuma ação substitui a ida ao médico para fazer os exames regularmente”, destacou a secretária.

Outubro Rosa – A campanha começou porque os Estados Unidos faziam ações de prevenção ao câncer de mama, principalmente, no mês de outubro, e o laço rosa virou o símbolo, a partir de 1990, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, como forma de chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção da doença.

Como fazer o autoexame:

Em frente ao espelho:

1. Posicione-se em frente ao espelho;

2. Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;

3. Coloque as mãos na cintura fazendo força;

4. Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;

5. Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção. (Fonte: Google).

Busca

Acesso Rápido

Destaque