Educação lança atividades no Dia Nacional da Matemática

06/05/2019 14:09:00 - Jornalista: Equipe educação

Foto: João Barreto

Palestra sobre Pesquisas e Práticas Docentes será promovida nesta segunda-feira (6), às 20h, na Cidade Universitária

Em homenagem ao Dia Nacional da Matemática, comemorado nesta segunda-feira (6), a Secretaria de Educação, por meio da superintendência de Ensino Fundamental e Médio, disponibilizou no site do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) um caderno de atividades. Podem ser encontrados dominós, jogos, tabelas, entre outros, direcionados aos professores dos anos finais do Ensino Fundamental.

O material está disponível no site do NTM. Além do lançamento das atividades, os profissionais participarão de uma palestra nesta segunda-feira (6), às 20h, no bloco A da Cidade Universitária, sobre Pesquisas e Práticas Docentes para um Laboratório de Educação Matemática, ministrada pela professora Ana Maria Kaleff. O evento é uma realização da FeMASS.

De acordo com a Coordenadora do Ensino Fundamental II, Vanessa Arenari, a proposta é realizar atividades que desafiem e motivem os alunos para o ensino da disciplina.

"São jogos, quebra-cabeças e problemas que envolvem situações cotidianas. Além dessas sugestões, a ideia é divulgar a importância da disciplina para todos nós e criar um ambiente favorável para a aprendizagem da mesma. Ainda é importante salientar que as propostas ofertadas atendem à Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que prioriza a formação humana dos estudantes", ressaltou a coordenadora.

Esta data tem como intenção divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história, suas aplicações no mundo e sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando derrubar o mito de que aprender Matemática é difícil e privilégio de poucos.

A Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II destaca que a criação desta data visa incentivar instituições de ensino de todo o Brasil a aproveitarem esse dia para realizar eventos e divulgar as contribuições da Matemática como área do conhecimento humano. A História da Matemática e suas aplicações no mundo contemporâneo; as relações entre Matemática e Arte e as contribuições da Matemática como ferramenta para outras ciências são abordados.

O Dia Nacional da Matemática foi instituído no dia 6 de maio de 2004, pela Lei nº 12.835, de 26 julho 2013, que passou a ser comemorado anualmente em todo o território nacional no dia 6 de maio, data de nascimento do matemático, educador e escritor Malba Tahan, incentivando a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à data. Malba Tahan é o pseudônimo do professor de Matemática Júlio César de Mello e Souza. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1895, e faleceu em 1974, no Recife, aos 79 anos.