Educação lança curso de formação para Servidores dos Cemaias

30/05/2019 15:02:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Cerca de 80 servidores serão formados com o suporte técnico do Núcleo Tecnológico Municipal

O Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) iniciou neste mês programa para o desenvolvimento interpessoal e institucional dos servidores das unidades do Centro Municipal de Atenção à Infância e à Adolescência (Cemaia). O curso semipresencial terá a duração de sete meses, sendo oferecidos também encontros presenciais mensais, sempre às segundas e quintas-feiras, das 9h às 12h, no auditório Cláudio Ulpiano ou na sala 210 do bloco A, na Cidade Universitária.

Serão cerca de 80 servidores formados com o suporte técnico do NTM, que disponibilizará no portal as orientações para o acompanhamento on line. A ação é uma parceria entre a Secretaria Adjunta de Ensino Superior, por meio no NTM, com a secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e a Universidade Livre. Para facilitar o estudo por meio da internet e dinamizar a interatividade, o servidor utilizará a plataforma Moodle, que pode ser acessada através do endereço eletrônico http://ntmmacae.com/site/.

Na aula inaugural do curso, realizada na Cidade Universitária, aconteceu um fórum de apresentação com um vídeo institucional da secretaria de Desenvolvimento Social sobre o guia do curso e atualização do perfil dos servidores no Portal do NTM.

A aula 1 abordou crianças e adolescentes: sujeitos de direitos; apresentou os vídeos: mundo colorido, preconceito racial e religioso; os livros virtuais: os direitos humanos e todos têm direito a ser diferentes, de autoria do escritor brasileiro Ziraldo e o livro virtual: ECA em tirinhas para crianças.

O Coordenador do Núcleo Tecnológico Municipal, Alex Bogado, destaca a importância desse tipo de capacitação oferecida aos servidores das unidades do Cemaia, em parceria com a secretaria de Educação, utilizando ferramentas digitais.

"Considero de extrema valia a formação com uso de recursos da tecnologia, neste caso, a plataforma do NTM, possibilitando que o curso vá além do encontro presencial. O cursista pode acessar todo o conteúdo e complementar sua formação em qualquer momento online. A EAD é uma revolução na mobilidade das pessoas para o acesso e também contribui para o melhor rendimento e para a utilização de outros recursos mais modernos e motivacionais", ressaltou o coordenador do NTM.

Também serão estudados os objetivos do Cemaia, as atividades que devem ser desenvolvidas em seus programas pedagógicos e seus parâmetros de atendimento.

Na plataforma de ensino, o aluno poderá acessar o programa do curso, o material de apoio e complementar, como vídeos e pequenos livros sugeridos, e as atividades propostas; textos, vídeos e outros recursos que serão a base dos estudos durante o processo.

As orientações serão detalhadas em cada atividade para melhor entendimento do servidor. Todas as atividades possuem um prazo final para entrega (sempre na véspera da próxima aula presencial).

A avaliação será realizada ao longo do processo, com base nos critérios e nas atividades programadas dentro do ambiente virtual, assim como na presença e participação nos encontros presenciais. Os servidores com 75% de atividades presenciais e virtuais aprovadas serão certificados no final do curso.