Educação para o Trânsito fomenta cenário de segurança viária

14/01/2020 11:46:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação

Palestras e atividades nas escolas visam prevenção de acidentes no trânsito

As ações da Coordenadoria de Educação para o Trânsito têm como finalidades a segurança e prevenção de acidentes no trânsito. Só no último trimestre de 2019, o programa foi levado a mil pessoas, por meio de atividades nas escolas municipais e particulares e palestras em empresas. O trabalho é desenvolvido pela equipe da Coordenadoria de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e está com a agenda disponível para esse ano.

Nas empresas, os funcionários recebem orientações sobre a necessidade da responsabilidade na condução de veículos, trânsito seguro, além de conceitos ligados à cooperação e cidadania. Para as crianças e adolescentes, o sentido de cidadania, o respeito às regras de trânsito e à segurança viária são destacados. Durante a atividade desenvolvida nas escolas, as crianças também percorrem um circuito simulado de uma via pública, com semáforos, faixas de pedestres e placas de trânsito.

“O trabalho desenvolvido pela Educação para o Trânsito leva às empresas e escolas a importância da segurança no trânsito e a necessidade da responsabilidade na condução de veículos para um trânsito mais seguro. Além de ensinar as crianças sobre as regras de trânsito, elas podem se tornar multiplicadores das informações passadas nas atividades”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Roberto Lima Oliveira.

Renata Boaz, supervisora de compras da empresa Continental, ressalta a importância da atividade. “Representa, na minha opinião, que a empresa está preocupada com a segurança dos funcionários não somente dentro do ambiente de trabalho, mas também durante seu tempo de trajeto ou lazer. Esperamos poder conscientizá-los a serem condutores e pedestres mais conscientes”, pontua.

“O objetivo principal é que as pessoas adotem um comportamento de segurança no trânsito. Já nas escolas, todas as ações têm a participação dos agentes de trânsito uniformizados para criar empatia, de um amigo que elas podem contar. Quando temos alunos da educação infantil fazemos um trabalho mais lúdico. Durante a ação as crianças têm contato com a sinalização, placas e semáforos. No final, recebem o material educativo composto por uma revistinha e material para colorir”, explica o membro da Coordenadoria de Educação no Trânsito, Marcello Magalhães.

Anderson Costa de Assís, técnico de Segurança do Trabalho da Transportadora Rodomac, agradece a realização da palestra na empresa.

“Quero registrar a nossa satisfação com essa parceria, pois, aqui na Rodomac, temos uma frota de mais de 35 carretas, oito a 10 carros pequenos baú, fora nossos carros urbanos e carros com licença ambiental. Nós estamos há três anos sem acidentes com vítimas. E, com essas palestras informativas, nos ajuda a cada dia diminuir nossas falhas e mudar nossa conduta como profissionais do transporte e condutores de veículos”, disse.

A palestra também foi levada à Progen/Enel. O técnico em Segurança do Trabalho, Mauricio D Souza Takada, frisa a importância da atividade da Coordenadoria de Educação para o Trânsito e reforça o convite para a próxima SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da empresa.

“Foi de extrema importância e relevância o conteúdo de esclarecimento para nossos colaboradores 'condutores', conteúdo muito bem apresentado e em formato de fácil entendimento e aplicação prática no nosso cotidiano. Nosso sincero agradecimento, e já reforço o convite a participar da nossa SIPAT”, pontua.

Para agendamento – Os interessados em receber as atividades nas escolas ou palestras em empresas podem entrar em contato com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito, na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, na Rua Euzébio de Queiroz, 678, Centro, telefone 2762-7333/ramal 4518.


Fotos Relacionadas