Educação participa de atividades do Dia do Meio Ambiente

05/06/2018 15:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Alunos aprendem sustentabilidade com a transformação do óleo de cozinha em sabão

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), será lembrado até o final deste mês na rede municipal de Educação com várias atividades pedagógicas em prol da prevenção e conservação do meio ambiente. A intenção é contribuir para que os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental adotem posturas voltadas para sustentabilidade.

Nesta terça-feira (5), 25 alunos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) participaram do ciclo de palestras da Semana de Meio Ambiente da empresa Transforma Gerenciamento Resíduos. Além de saber mais sobre o tema ambiente, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (Eja) tiveram a oportunidade de conhecer a Estação de Tratamento. A empresa atua nas áreas de coleta, transporte, armazenamento temporário e tratamento de efluentes industriais e sanitários.

Também nesta terça foi realizada programação especial no Parque Natural da Restinga do Barreto. O espaço recebeu alunos do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, que participaram da caminhada didática e plantio de mudas nativas. A ocasião também contou com apresentação musical da banda marcial do colégio e foi marcada pela musicalidade do coral do Colégio Municipal Olga Benário Prestes.

Mais ações - A rede municipal está cada vez mais voltada para projetos ambientais. Uma atividade ligada à sustentabilidade e a inclusão é o projeto "Produzindo autonomia", desenvolvido junto aos alunos da Educação Especial, do projeto de Robótica e Correção de Fluxo Escolar.

O trabalho consiste em reciclagem do óleo doméstico recebido pela população para fabricar sabão em barra, líquido e pastoso, além de essências e velas decorativas.

Quem quiser descartar a sobra do óleo de cozinha e contribuir com o meio ambiente poderá doá-lo no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, onde também os produtos da transformação podem ser adquiridos. O atendimento é de segunda à sexta, das 7h30 às 20h e o endereço é Avenida Amaral Peixoto, 555, Miramar.