Educação planeja ações para melhor atender estudantes

07/01/2020 17:49:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: João Barreto

Representantes da Educação apresentaram possibilidades de ajustes para pais de alunos

Para o início do ano letivo de 2020, a Secretaria de Educação se preparou com ações de atendimento dos estudantes com mudanças na reorganização das escolas municipais Paulo Freire (Lagomar), que contará com duas novas salas de aula, Olga Benário Prestes (São José do Barreto), que está em fase de finalização de mais duas salas de aula e Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola (Barra), com quatro turmas extras para atender a demanda de alunos. Também está sendo estudada a possibilidade de atendimento do transporte dedicado (vans e ônibus) aos alunos do 6º ano moradores do Balneário Lagomar.

Outras intervenções, de acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, para melhor atender novos alunos e os que já estão matriculados na rede municipal serão a ampliação da oferta de vagas com construção de novas escolas.

As informações foram repassadas por representantes da Secretaria de Educação durante encontro, nesta terça-feira (7), com pais e responsáveis por alunos moradores de bairros como Lagomar, Aeroporto, Barra, Nova Esperança, São José do Barreto, Nova Holanda, Engenho da Praia, entre outros. Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, já estão em construção duas novas escolas no Lagomar (padrão de Educação Infantil e 6º ao 9º ano) e na Ajuda. "Também foi autorizado o convênio com o Governo do Estado para o uso compartilhado da escola estadual e conclusão da obra do Colégio Carlos Walter Marinho, através da lei 4.670/2019, para atender do 6º ao 9º ano e Ensino Médio.

Em fase adiantada está o processo para construção das duas escolas padrão no Bosque Azul e a que vai funcionar na área do antigo Hospital do Sase, na Barra de Macaé", ressaltou o secretário.

Estiveram presentes no encontro desta terça-feira (7), a Secretária Adjunta de Educação Básica, Leila Clemente; a Superintendente Administrativa, Ana Paula Aguiar e aassessora jurídica da Secretaria de Educação, a advogada Michele Cabral de Macedo.

Na quarta-feira (15) está prevista reunião entre os setores de Transporte e Pré Matrícula para estudar novas rotas de transporte escolar dos alunos. A rede municipal atende cerca de 40 mil atendidos, sendo que 9 mil alunos fazem uso do transporte escolar municipal em 350 veículos (vans, kombis e microonibus). Destes, cerca de mil são alunos da Educação Especial e 1.500 são estudantes das áreas de difícil acesso. Um total de 3.500 são levados para as escolas municipais nos ônibus.

Para melhor atender alunos que estão sendo remanejados (troca de escola) e solicitações de encaminhamento (procedimento direcionado aos estudantes do pré-escolar II da Educação Infantil e do 5º ano de escolaridade das escolas municipais, que não oferecem os anos seguintes, ou seja, 1º e 6º ano respectivamente), a Secretaria de Educação executou força-tarefa e prorrogou a data do resultado da primeira e segunda etapas da pré-matrícula para o dia 15, no site oficial da Prefeitura de Macaé. De acordo com registros do sistema da pré-matrícula, cerca de 5 mil alunos da rede municipal já foram encaminhados para as turmas iniciais do primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental.

Portaria - O edital da pré-matrícula está na portaria Semaeb nº 007-2019, que estabelece normas e procedimentos de matrícula para ingresso e permanência dos alunos nas unidades municipais.


Fotos Relacionadas