Educação premia alunos vencedores do Avança Ideb

11/10/2019 15:13:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

Premiação do concurso aconteceu nesta sexta-feira (11), na Cidade Universitária

Os alunos vencedores do concurso Avança Ideb, criado pela Secretaria Municipal de Educação, receberam certificado e presente composto por kit escolar e jogo banco imobiliário para estimular a criatividade, na manhã desta sexta-feira (11), no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Eles fizeram desenhos, frases e criaram slogan que ficaram em exposição no auditório. A entrega foi feita pelo secretário de Educação, Guto Garcia, que parabenizou os alunos pelos trabalhos e disse que espera o melhor resultado de Macaé nesta próxima avaliação do Ideb, que acontecerá entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro, com estudantes do 5º e 9º anos e o Ensino Médio.

“O Ideb só divulga a nota da escola em que participam da prova pelo menos 80% dos alunos. Por isto é muito importante que a Educação envolva os alunos do município para estarem presentes no dia da avaliação. O resultado significa mais melhorias educacionais para ofertarmos à população”, explicou o secretário.

No mural, sob o #nosparticipamos, foram expostos os trabalhos como o da pequena Lorhayne Katarine Gonçalves de Abreu, de apenas 10 anos de idade, aluna do 5º ano do Ciep Municipalizado Maringá, que desenhou uma árvore com o Avança Ideb no centro das folhagens e, em volta dela, como um ciclo, escreveu: “Quem planta Educação colhe um Ideb melhor”.

“Aqui o mar beija a areia morena e o Ideb vai subindo com a maré. Fica esperto e segue a dica: Educação de qualidade é Macaé. Nosso alvo é realista: Ideb na mira. Nós estamos lutando, cada vez mais ganhando, faixa preta nós somos e unidos nós estamos”. Esta foi a frase vencedora feita por Kaique da Conceição Silva, 11 anos; Kayk Pires da Silva Pereira; Leonardo da Conceição Horácio; Leonardo dos Santos Linclon; e Kauê Oliver Ferreira de Souza, todos de 10 anos, da Escola Municipal Sônia Regina de Souza Lapa.

O desenho de Maria Eduarda Carvel Vieira, 15 anos, aluna do 9º ano do Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, inovou com o Pico do Frade e um lápis gigante em forma de um foguete subindo com o slogan: “Partiu... Melhor Ideb de Macaé”.

Cartilha Ideb

A solenidade de entrega da premiação aconteceu durante a reunião dos diretores de escola. Eles receberam a cartilha do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2019) que contém o passo a passo para a aplicação dos instrumentos em sua escola. O Sistema de Avaliação começou a ser realizado em 1990, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). O objetivo é avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira e, a partir dos resultados, elaborar melhores políticas públicas educacionais.

O Ideb considera o desempenho dos alunos na avaliação para medir a qualidade do ensino ofertado. Na reunião, foram tiradas as dúvidas sobre como é, o que é, quem faz, quando faz e para que serve o índice.

Além do concurso de slogan com logomarca e grito de guerra, o Avança Ideb foi criado pela Secretaria de Educação para estimular a participação, oferecendo ações como monitoria dos alunos contemplados no Programa Escola para estudantes do 9º ano, aulas de reforço e aprofundamento, realização de simulados, visita da equipe do Avança Ideb nas escolas, reunião com pais dos alunos e disponibilização de informações do Saeb no site do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM).

Conforme resultado divulgado pelo Inep, Macaé obteve avanço nos resultados do Ideb 2017. Nos anos iniciais foi alcançado 5,9, valor maior que a média nacional e maior que a média do Estado do Rio de Janeiro. A nota 5,9 referente ao Ideb - anos iniciais é maior se comparada com os anos de 2015 (5,6) e 2013 (5,2). Macaé ficou em terceiro lugar em todo estado do RJ, se comparada aos municípios de mais de 100 mil habitantes e está como primeira colocada entre as cidades do Norte Fluminense e 14ª em todo Estado do Rio de Janeiro.


Fotos Relacionadas