Educação: prosseguem cursos a distância

18/06/2020 17:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

O Cetep vem investindo em cursos a distância

Prosseguem até a primeira quinzena de julho os 24 cursos gratuitos online oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Prefeitura de Macaé. Os módulos, que atendem candidatos que já foram devidamente matriculados, têm como objetivo formar profissionais para atuar na geração de renda e qualificação profissional. As aulas ministradas estão previstas no edital nº 002/2020. Em breve, um novo edital será divulgado com a abertura de novos cursos.

O Cetep vem investindo em cursos a distância, que, de acordo com registros, são muito procurados pela população. As aulas virtuais, que têm como foco a qualificação, capacitação e aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento social, foram idealizadas, segundo a Secretária Adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, para atender a população da melhor forma.

"Essa etapa foi muito bem aceita. Tivemos muitos desafios, pois a ferramenta tecnológica ainda é nova para muitos que não tinham contato com a plataforma digital. Esta é uma oportunidade para as pessoas, que mesmo em distanciamento social, estão em casa se qualificando. Quando tudo voltar ao normal, eles terão mais conhecimentos adquiridos", ressalta.

Participantes aprovam

Reconhecido receber um público diversificado, o Cetep é aprovado pelos participantes dos cursos. Entre eles Suzy de Andrade Fidélis, técnica de Segurança no Trabalho, que se inscreveu em dois cursos. "Participo dos módulos de Gerenciamento de Resíduos e Legislação Ambiental. Os professores são atenciosos e profissionais, os conteúdos são atualizados e coerentes. Já tive a oportunidade de fazer outros cursos, em 2018 e 2019, e gostei bastante", pontua a moradora do Parque Aeroporto.

O material didático referente aos conteúdos teóricos dos cursos é fornecido gratuitamente pelo Cetep, na plataforma digital do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). Já o certificado de conclusão do curso será disponibilizado em formato digital e enviado para o aluno por meio do seu endereço de e-mail.

Os cursos oferecidos são: Formação de Preço de Venda; Noções Básicas de Almoxarifado; Introdução à Gestão de Compras; Gestão em Salão de Beleza; Secretária de Consultório Médico; Legislação Ambiental; NR 25 – Gerenciamento de Resíduos; A História da Moda; Introdução à Produção de Moda; Marketing e as Redes Sociais como Ferramentas; Plano de Marketing; Excel; Word; Ensino da Matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais; Introdução à Matemática Básica; Introdução à Psicopedagogia; Introdução às Políticas Sociais; Noções Básicas para Auxiliar de Creche; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; Aproveitamento Integral dos Alimentos; Alimentação Saudável; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa); NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos; e Análise de Risco.