Educação realiza II Encontro de Professores da pré-escola

18/12/2018 18:24:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Programação faz parte do encerramento das ações do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa

Cerca de 400 professores que atuam na Educação Infantil (pré-escola), além de professores orientadores, gestores e representantes da Secretaria de Educação participaram nesta terça-feira (18) do II Encontro de Professores da pré-escola. A programação faz parte do encerramento das ações do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, no máximo, até o final do 3° ano do ensino fundamental.

A programação foi aberta pelo secretário de Educação, Guto Garcia, que agradeceu o empenho dos profissionais da educação infantil neste ano letivo. "Os educadores deste infantil são muito importantes para o processo de ensino. De acordo com registros, 80% da inteligência das pessoas, do raciocínio e concentração são adquiridos na faixa de dois a cinco anos, etapa fundamental que é considerada base para o desenvolvimento do ser humano", pontua.

Na oportunidade, a superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, destacou que a formação é essencial pois caracteriza a finalização de um ciclo marcado por ações e reflexões. "Este ano letivo se destaca pelo empoderamento do profissional da Educação Infantil", explica.

Na quinta-feira (27) está previsto o encontro da Educação Infantil quando será apresentado o currículo preliminar do segmento que será implementado em caráter de experiência no ano de 2019.

Com o tema "Leitura e Escrita na Educação Infantil", o encontro desta terça contou com a participação dos palestrantes: os professores Greice Duarte, formadora regional do PNAIC-UFRJ e Rodrigo Alípio, representante do curso de Pedagogia e Licenciaturas da Fafima.

"O papel do professor da Educação Infantil na formação da leitura é essencial. Mas, para isso, o educador precisa ser leitor. O foco é levar a reflexão sobre letramento com vistas pedagógicas ao aluno-leitor", destacou Rodrigo Alípio. Já Greice Duarte lembra que a leitura e escrita na Educação Infantil deve ser vista de maneira especial, principalmente diante da construção do currículo. "As experiências sociais das crianças nas escolas (quatro e cinco anos) são fundamentais. A contação de histórias e construção de textos coletivos são apresentados através de vivências dos estudantes", explica.

Macaé

A educação de Macaé segue determinação do Governo Federal, que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, no máximo, até o final do 3° ano do ensino fundamental. Desde 2017, o PNAIC abriu as portas para os professores da Educação Infantil, que fazem parte de formações mensais no Centro de Formação Carolina Garcia, da Secretaria de Educação.

O II Encontro de Professores da Pré-Escola contou com palestras, sorteios, apresentação de vídeos e musicalidade de Ailton da Sanfona, além de homenagem às professoras do segmento e que se destacam no PNAIC. A ocasião foi elogiada pelos participantes. Entre eles estava a professora Luciane Pinheiro, que leciona na Escola Municipal de Educação Infantil Maria das Graças. "Estou muito satisfeita em poder participar deste momento", comenta.

Macaé conta com 16 formadores do PNAIC, que participam de formações ministradas pela UFRJ, em Campos dos Goytacazes. Entre elas está Juliana Santos. "A dedicação dos profissionais é fundamental. Este ano, o foco foi a elaboração do currículo da Educação Infantil e a formação dos profissionais. Durante este trabalho, são abordadas as práticas de letramento e a evolução na educação infantil, além de ferramentas de como contribuir no processo de alfabetização na idade certa. Para o próximo ano, vamos atuar com novas expectativas e ações pedagógicas", finaliza.


Fotos Relacionadas