Educação reforça transporte escolar para 2020

27/12/2019 15:10:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Veículos beneficiam, inclusive, alunos que moram em locais de difícil acesso

Diretores da rede municipal encerraram o ano letivo conhecendo melhor a logística e estrutura de funcionamento do transporte escolar oferecido aos estudantes. Em 2019, foram cerca de 40 mil alunos matriculados em escolas municipais. Destes, 4 mil foram transportados em 45 veículos do Sistema Integrado de Transporte (SIT), exclusivos para as unidades escolares, nos turnos da manhã e tarde. Outros 9 mil fizeram uso do transporte escolar municipal em 350 veículos (ônibus, vans, kombis e microonibus). Além dos cerca de mil estudantes da Educação Especial e 1.500 moradores de áreas de difícil acesso.

Para melhor saber a sistemática do transporte escolar dedicado, recentemente, diretores das escolas municipais acompanhados por representantes da Superintendência de Ensino Fundamental e Coordenação de Transportes visitaram as instalações da empresa SIT, onde receberam informações sobre a dinâmica, infraestrutura, sistema de operação e logística do trabalho.

Durante a visita, os gestores conheceram setores como oficina, capotaria e receberam informações sobre o sistema de monitoramento de câmera GPS. Eles também participaram de um café da manhã e palestras com os representantes da empresa, Joelma Barbosa, Carlos Paiva, Marques Rocha e Joyce Vaz.

Para a volta às aulas, prevista para o mês de fevereiro, o secretário de Educação, Guto Garcia, pontua que o trabalho da Coordenação de Transportes visa reforçar a maior aproximação da família e a escola. "Com a integração da comunidade escolar, o transporte oferecido gratuitamente aos alunos poderá fluir de maneira mais ágil e dinâmica", ressalta.

Na oportunidade, o Coordenador de Transportes, Cristiano Amado, aproveitou para anunciar que a logística de recebimento dos estudantes para o ano letivo de 2020 já está sendo preparada. "Por orientação de Guto já estamos tratando de tudo que se referente ao transporte dos alunos para melhor atender a demanda. Nos reuniremos na primeira quinzena de janeiro para tratar de questões específicas", finaliza.