Educação trabalha currículo e planejamento do maternal à pré-escola

19/02/2020 10:19:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Objetivo do encontro foi apresentar e discutir experiências

“Do currículo ao planejamento” foi o tema da reunião realizada pela Superintendência de Educação Infantil, da Secretaria de Educação, com os professores do Maternal à Pré-Escola da rede púbica municipal de ensino de Macaé, nesta terça-feira (18), na Cidade Universitária. O objetivo foi apresentar e discutir experiências a partir de propostas elaboradas por alguns professores com vistas às atividades articuladas entre a pedagogia participativa e os direitos das crianças.

A superintendente Maria Duarte falou da importância do professor ouvir as crianças, organizar o tempo e o espaço para as atividades no ambiente escolar e deu exemplos de exercícios que a Educação de Macaé segue para unir as narrativas e práticas em sala de aula na primeira infância, sempre sendo a criança a protagonista das ações.

Os professores destacaram que Macaé é modelo quanto à indução de novas práticas para a Educação do futuro e, na Educação Infantil, o município trabalha momentos que contribuem para a construção do currículo pensando em primeiro lugar na formação das crianças. As atividades curriculares nesta etapa da primeira infância envolvem momentos de leitura, rodas de contação de histórias, brincadeiras e outras atividades que ganham função social desde a chegada dos alunos à escola.

Na reunião foram reforçados os conceitos de que a organização das escolas e o planejamento por parte dos professores requerem diversos aspectos como: primeiro a criança, depois tempo, espaço, materiais, partindo de um olhar sensível e atento do professor para escutar a criança e dialogar com os seus interesses e curiosidades. As orientações passadas tiveram como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em consonância com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), do Ministério da Educação (MEC).