Educação: vagas remanescentes do Cetep esgotadas

07/06/2019 14:28:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Ao todo, 1.420 vagas foram oferecidas

Recorde de procura, os 24 cursos gratuitos presenciais, oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), tiveram todas as 369 vagas remanescentes preenchidas nesta quinta-feira (6). As vagas foram disponibilizadas diante do não comparecimento dos candidatos para efetivar a matrícula nas últimas quarta-feira (4) e quinta-feira (5). A pré-inscrição aconteceu na segunda-feira (3), com o oferecimento de 1.420 vagas.

Já os candidatos aos três cursos na modalidade de educação à distância, que serão oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) em parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM), devem estar atentos. Acontece no dia 26 de junho a matrícula dos alunos que realizaram o pré-cadastro dos cursos de assistente de Operações de Logística Portuária, Tutoria Ead em Ambiente Moodle e Marketing Digital semipresencial. Na mesma data haverá aula inaugural, no auditório da Cidade Universitária, às 18h.

A oportunidade foi motivo de orgulho de candidatos, que fizeram questão de comparecer à sede do Cetep-Centro nesta quinta-feira. Entre eles estavam Quésia Gomes de Oliveira. A jovem, de 22 anos, disse que conseguiu a tão sonhada vaga do curso de Auxiliar de Agência de Viagem. "Estou desempregada e, com certeza, este curso vai me ajudar. Já fiz outros módulos no Cetep de Auxiliar Administrativo e Informática Básica, gostei muito".

Pela primeira vez nos cursos, Zenilda Henrique de Moraes e Raquel dos Santos, comemoraram a chance de poder se matricular. "Foi muito concorrido, mas conseguimos", observaram as candidatas que, respectivamente, vão participar dos cursos de Costura para Iniciantes e Design de Sobrancelha.

De acordo com a Secretária Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Leandra Lopes, a segunda etapa dos cursos de 2019 teve procura expressiva nos cursos à distância e também nos que se voltam para área de saúde. "Estamos conseguindo atender a demanda do mercado com o oferecimento de cursos específicos, que atendem anseios de quem busca rapidez para ocupar ou reingressar no mercado de trabalho. Recebemos pessoas de vários perfis, que buscam se qualificar para ampliar conhecimentos e os horizontes", destaca.

As aulas serão iniciadas a partir de 12 de junho em locais como Cetep-Centro, Cetep-Barra e Cidade Universitária, além do polo de Cultura da Serra, em Glicério. A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional poderá excluir do curso o aluno que não comparecer na primeira semana, sem justificativa formal.

Matrícula dia 26

Deverão ser apresentados os seguintes documentos: fotocópia de documento de identidade com foto 3x4 e cópias do CPF, carteira de identidade, além de comprovantes de residência e de escolaridade (histórico escolar), declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou da série cursada.

Já quem passou pelos cursos no Cetep em 2017 e 2018, será facultada a entrega dos documentos necessários para inscrição, exceto a cópia da identidade e duas fotos 3x4. O candidato menor de 18 anos deverá ter a inscrição realizada por um responsável legal. Já o que estiver impossibilitado de comparecer à sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, que funciona no mesmo local do Cetep, poderá se inscrever através de procuração particular.

Cursos

O Cetep ofereceu os seguintes cursos: Maquiador, Cabeleireiro Assistente, Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelha e Barbeiro, que contarão com a parceria do Sindicato dos Cabeleireiros de Niterói. Na lista também estão os de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Auxiliar de Saúde Bucal, além de Cuidador de Idoso, que fazem parte de estágios e participam de aulas práticas, algumas na Casa do Idoso.

Também serão ministrados os cursos de e Produção Alimentícia Artesanal (geleias, doces e biscoitos), Básico de Panificação e Básico de Confeitaria, Auxiliar de Agenciamento de Viagens, Formação de Árbitros, em parceria com a Liga de Desportos de Macaé/Região Norte Fluminense. Outros módulos são de Noções Básicas para Serviço de Recepção, Informática Básica e Tutorial Ead em Ambiente Moodle.

Fazem parte da grade os cursos de Assistente Administrativo Ead, Assistente de Operações de Logística Portuária, Marketing Digital, Gerenciamento de Projetos, Auxiliar de Administração e Noções Básicas de Recursos Humanos. Os alunos também vão participar dos módulos de Técnicas Básicas de Design de Interior, Costura para Iniciantes, Artes em Tecido e Linha feito à mão, Mimos e Lembranças em Biscuit e Pintura em Tela para Iniciantes.

O edital 002/2019 está disponível no site da prefeitura, dentro do link da Secretaria de Educação, e conta com todas as regras para o ingresso nos cursos. O material didático referente aos conteúdos teóricos dos cursos será fornecido gratuitamente pelo Cetep. Os materiais de consumo e permanentes necessários para as práticas individuais de alguns cursos deverão ser adquiridos pelos alunos, conforme orientação dos professores no primeiro dia de aula.