Educação vai aplicar a prova Macaé nesta quinta feira

10/04/2018 12:20:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Sete mil estudantes do sexto, oitavo e nono anos do Ensino Fundamental vão participar

A Secretaria de Educação aplica a Prova Macaé, nesta quinta-feira (12), para cerca de sete mil estudantes do sexto, oitavo e nono anos do Ensino Fundamental. A prova será aplicada em 20 escolas nos turnos da manhã e tarde e contará com 30 questões. Deste total, 15 são de Língua Portuguesa, 15 de Matemática e uma produção textual.

A ação tem como objetivo acompanhar o processo ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando professores e gestores. A avaliação foi elaborada com base na matriz de referência da Prova Brasil e nos objetivos de aprendizagem do Caderno de Orientação Curricular (COC). A aplicação para os alunos do sexto e nono anos é bimestral. Já para os dos oitavo ano é semestral.

A prova será aplicada pela própria equipe gestora e professores e terá duração de quatro horas. Os alunos vão responder cartão-resposta que, posteriormente, será entregue aos professores para correção. Após esse processo, a planilha será encaminhada para a Superintendência de Ensino Fundamental, responsável pela consolidação de dados.

Entre as finalidades da prova está informar professores, gestores, alunos e pais sobre a habilidade em Língua Portuguesa e Matemática ao final do Ensino Fundamental. Outro objetivo é identificar a competência leitora e traçar ações voltadas para os desafios do processo de ensino, analisando dados da gestão da unidade.