Em Macaé, 14.411 alunos recebem o Passe Escolar

04/05/2005 15:30:08 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Nada menos que 14.411 estudantes da rede pública – federal, estadual e municipal – são beneficiados em Macaé com o Passe Escolar, distribuído pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Transporte. Os passes são entregues mensalmente. Neste mês de maio, a prefeitura distribuiu 565.850 passes para as linhas urbanas e 18.590 para a região serrana.

Segundo informações do tenente Neuci Lúcio de Azevedo, coordenador administrativo da Secretaria Municipal de Transportes, os passes para atendimento aos estudantes no mês de maio foram distribuídos até o dia 29 de abril. A secretaria faz a distribuição em cinco dias úteis.

Para o mês de junho, as datas já estão marcadas: 23, 24, 25, 30 e 31 de maio. No dia 26, os passes não serão entregues porque é feriado. Para atender melhor aos estudantes, o Passe Escolar está sendo entregue na sede do Fluminense Futebol Clube, no centro da cidade. Para pegar o Passe, os estudantes precisam apresentar a Carteira carimbada pela Escola, que atesta sua freqüência às aulas O horário de entrega é de 9 às 17h, sem intervalo para o almoço.

O tenente Lúcio ressaltou a importância da colaboração dos pais e alunos beneficiados na observação das datas de entrega, que são divulgadas através da mídia. Depois do prazo, os passes excedentes são inutilizados para evitar fraude ou extravio.

Recebem o passe todos os alunos que estudem em Escolas situadas há mais de 500 metros de sua residência. O cadastro para recebimento do Passe Escolar foi realizado de janeiro até 15 de abril. Depois dessa data, só podem se cadastrar alunos transferidos para Macaé e através de informações fornecidas pela Escola onde se matricularam. Os passes são distribuídos aos estudantes durante todo o período letivo e atendem também a alunos que recebem tratamento especializado, no CEMEAES, por exemplo, fora do horário escolar.

Os Passes Escolares são adquiridos pela prefeitura nas empresas de transporte coletivo que servem ao município. A prefeitura compra os passes com desconto de 20%. Hoje, cada um custa para a prefeitura R$ 0,96. Só com o passe para as linhas urbanas, a prefeitura tem uma despesa mensal de quase R$ 600 mil.