Encontro Municipal de Conselheiros Escolares acontece nesta sexta

21/11/2019 15:36:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto / Arquivo Secom

Palestra 'Inteligência se aprende' será um dos temas

O Encontro Municipal de Conselheiros Escolares acontece nesta sexta-feira (21), no auditório Claudio Ulpiano da Cidade Universitária, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A abertura do evento será às 8h com credenciamento e apresentação da banda da Secretaria de Educação. Logo em seguida, será destacado o tema "Panorama Municipal dos Conselhos Escolares".

O cronograma contará com a palestra "Inteligência se aprende" com o secretário de Educação, professor e doutor em Matemática Aplicada, Guto Garcia, além do técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Adalberto Domingos, que vai ministrar a temática "Execução, monitoramento e prestação de contas do PDDE". No encerramento do evento haverá relato de experiências bem sucedidas nos conselhos escolares.

O evento vai receber conselheiros de Macaé e contará com a integração de pais, alunos, gestores e profissionais da educação que fazem parte dos conselhos, além de representantes de municípios vizinhos como Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Carapebus, Conceição de Macabu e Búzios. Nos turnos da manhã e tarde, a programação seguirá o mesmo roteiro.

O trabalho dos Conselhos Escolares de Macaé serve de modelo para outras cidades. Recentemente, o município de Nova Friburgo conheceu as ações do programa desenvolvido para reforçar a atuação na região serrana. Além disso, o tema "O processo de implantação do Conselho Escolar na rede municipal de Macaé" faz parte do livro do curso de extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF). A obra foi conhecida no Encontro Estadual do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares no mês de agosto, no Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a instituição dos Conselhos Escolares foi sancionada pela Lei Municipal 4.271/2016, com a implementação oficial em Macaé. "Com o trabalho, pais e responsáveis, alunos e funcionários da rede municipal podem sugerir, opinar, fiscalizar e acompanhar a rotina e ações pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas municipais. O objetivo é servir de apoio à direção das escolas. A participação efetiva dos conselhos escolares vai garantir aos integrantes planejamento, execução, acompanhamento e gerenciamento do repasse financeiro", ressaltou.

Todas as 106 escolas municipais contam com conselhos escolares. Pais, alunos a partir de 12 anos, profissionais das escolas (professores e servidores) e representantes da comunidade escolar participam de forma integrada do funcionamento dos espaços. Eles têm um mandato de dois anos com direito a reeleição por mais um ano. O processo eleitoral dos Conselhos Escolares conta com parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que cede urnas para as eleições se for solicitado. A Cidade Universitária funciona na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

No encerramento do evento haverá relato de experiências bem sucedidas nos conselhos escolares e entrega da premiação dos alunos e professores orientadores vencedores do concurso "A escola é nossa. Conselhos Escolares em ação". A programação foi dividida nas categorias de Educação Infantil, que produziram desenho colorido e as de Ensino Fundamental e Médio, responsáveis por slogans com logomarca.