Encontro reúne profissionais que atendem bebês com sinais de autismo

21/10/2016 17:01:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Evento tem como público-alvo profissionais de saúde e da educação

O I Encontro Municipal da Rede de Cuidados para Bebês com Risco para o Transtorno do Espectro do Autismo de Macaé acontece no dia sete de novembro, no auditório A da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), de 8h às 12h. A programação foi organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) de Macaé. Os interessados em participar podem obter outras informações através do telefone 2796-1352. Até a última quarta-feira (19) foram registradas 75 inscrições. Os certificados vão ser enviados por e-mail.

O evento tem como público-alvo profissionais de saúde e da educação, e alunos da graduação de enfermagem, medicina e psicologia. "O Capsi precisou se adequar à demanda crescente de bebês (crianças até os três anos de idade) com características do espectro do autismo que chegavam para atendimento. Nós elaboramos um projeto de intervenção e elegemos uma modalidade de atendimento no serviço", disse a psiquiatra da infância e adolescência, Paula Ferraz.

Segundo ela, a partir de novembro de 2015 aconteceram reuniões no Capsi para estruturar uma rede de cuidados para crianças e familiares. "Estiveram reunidos profissionais que atuam em diferentes serviços da rede municipal. Desde então esta rede vem ampliando a malha e afinando as intervenções. Com o encontro de agora, estamos certos de que teremos boas discussões. Esperamos tirar propostas interessantes para darmos continuidade ao trabalho em 2017", detalhou Paula.

Progamação:

8h - Café da Manhã.

8h30 - Abertura do evento.

* Júlio Pereira - Gerente do Programa de Saúde Mental do município de Macaé.

* Iasmin Morinigo - Coordenadora do Capsi.

* Paula Ferraz - Psiquiatra da Infância e da Adolescência do Capsi.

9h - Intervenções de Cuidado.

* Regina Pinho (coordenadora da equipe da Educação Especial do Município de Macaé): "Ações na escola".

* Gabriela Santiago (psicomotricista e psicopedagoga do Cemeaes): "A intervenção e estimulação psicomotora junto aos bebês com TEA".

* Eliane Pessoa (psicanalista membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, membro da IPA): "O ambiente familiar e os bebês com sinais de risco autístico".

Mediadora: Carla Boy Siqueira (psicóloga clínica e professora da UFRJ).

10h30 - A importância da avaliação inicial.

* Simone Soares (fonoaudióloga) e Sueli Benante (terapeuta ocupacional), ambas do Capsi. "O acolhimento dos bebês pela equipe multidisciplinar do Capsi".

* Lívia Lobo (neurologista infantil do HPM e do Hospital da Unimed Costa do Sol): "Aspectos neurológicos e comorbidades nos TEA".

* Raquel Almada (fonoaudióloga e psicopedagoga): "O encontro com os bebês em risco para TEA na Educação Infantil do município de Macaé".

Mediadora: Ana Lucia Guimarães (neuropediatra e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em atraso de linguagem do município de Rio das Ostras).

12h - Encerramento do evento: Iasmin Morinigo