Enem professores da rede dão dicas para a prova deste domingo

09/11/2018 12:05:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Guga Malheiros

Candidatos a um curso superior pelo Enem enfrentam, neste domingo (11), mais duas provas

Depois de fazerem as provas de Redação, Ciências Humanas e Linguagens, os estudantes candidatos a um curso superior pelo Exame Nacional do Ensino Médio enfrentam, neste domingo (11), mais duas provas: de Ciências da Natureza e de Matemática. A Cidade Universitária de Macaé é um dos locais da prova. Neste segundo dia, serão cinco horas – meia hora a mais que nos anos anteriores - para resolver as 90 questões. O Pré-Vestibular Social e o Colégio de Aplicação (CAp), da prefeitura, têm índices de aproximadamente 80% dos alunos aprovados no Enem para universidades públicas e privadas e, todo ano, seus professores orientam os alunos de como se saírem bem na prova.

O Enem não é bicho papão, mas exige raciocínio lógico, boa interpretação de textos e paciência para resolver as questões porque a prova é longa. Na semana anterior ao exame, os alunos participam de aulões e simulados no Pré-Vestibular e no CAp para testar seus conhecimentos. O Colégio de Aplicação vai além e já é rotina oferecer aos alunos um “Café Pré-Enem”, onde os professores e equipe relatam suas experiências em vestibulares e lhes dirigem palavras de confiança e descontração. O Pré-Vest também reuniu os alunos, este ano, numa confraternização, aproveitando o fim de ano, para descontrair neste momento de Enem.

"É um momento lindo, emocionante e que é esperado pelos alunos da 3ª série com muita expectativa e tem dado resultados positivos. Pensar no futuro, sonhar com uma carreira profissional, faz parte do universo de quem está no Ensino Médio. Diante disso, essa juventude passa três anos de escolaridade se preparando para viver a tão esperada prova do Enem", observou a diretora do CAp, professora Wanessa Leal.

Local da prova – Cidade Universitária - Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros. Os portões abrem ao meio-dia e os candidatos poderão entrar até as 13h.

Resumo das principais dicas

Leia com atenção o edital do exame;

Durma 8 horas por noite;

Atenção ao horário da prova: o Horário de Verão está em vigor;

Alimentação leve e saudável, começar a se alimentar mais cedo;

Não exagerar no consumo de alimentos para não passar mal durante a prova;

Manter-se hidratado durante o exame (levar água);

Começar a prova pelas questões que tem mais afinidade;

Revisão só até quinta-feira antes da prova porque 30% dependem do estado físico e 70%, dos conhecimentos adquiridos. Agora relaxa para não ficar nervoso no dia;

Celulares, chaves e moedas devem ser guardados na embalagem que o fiscal de sala dará na entrada da prova. O participante terá que colocar o recipiente embaixo da cadeira e não poderá mexer no material até o fim do exame;

Conferir os dados da prova quando pegar o caderno e a folha de respostas, verificando as informações pessoais. Se houver erro, chame o fiscal e informe.

A prova de Matemática

Quanto às competências e habilidades exigidas na prova de Matemática, o professor da disciplina no Pré-Vest, Antonio Carlos Barros, disse que há muito raciocínio lógico, interpretação de texto e de gráficos e a prova busca contextualizar os conteúdos com o cotidiano.

"Provavelmente, este ano não será diferente. Sempre falo com os alunos que, se eles prestarem atenção à leitura, conseguirão eliminar duas ou três das alternativas de resposta, o que ajuda muito na hora de responder às questões mais difíceis. Em 2017 a prova foi longa e cansativa, exigindo muito dos alunos. Não explorou assuntos essenciais, como área de figuras planas e volume de cilindro, cone ou esfera. Acredito que esses assuntos voltem a cair na prova de domingo", destacou o professor.

Segundo ele, nos últimos 10 anos de Enem, 23% das questões envolviam grandezas proporcionais, a famosa “Regra de Três”. Além disso, 11% das questões foram sobre funções, outros 11% de Geometria Espacial e 9% de Geometria Plana. A lista dos cinco principais assuntos fecha com Estatística. Ele disse que ainda vale a pena estudar Análise Combinatória e Probabilidade, que tem caído muito nos últimos anos. Só em 2017 foram sete questões desses assuntos. O candidato deve ter refeito as questões dos últimos anos para treinar a leitura e a resolução das questões.

"Se é possível dar uma dica tão perto da prova, ela é: tenha calma e confiança. Nervosismo gera insegurança e isso atrapalha o raciocínio lógico. E a falta de confiança vai fazê-lo desistir antes de tentar. Caso o candidato tenha esses dois atributos, conseguirá o tão sonhado objetivo de ingressar na universidade. Uma boa prova a todos!", deseja o professor.

Com relação à prova de Ciências da Natureza, os professores informam que, em Física, caem mais questões de Mecânica e Eletricidade; Química, a Química Ambiental; e Biologia, Ecologia, Genética e Fisiologia. Mas há questões cobradas de forma interdisciplinar.