Enfermeiros são capacitados sobre diabetes

13/11/2019 14:11:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Treinamento aconteceu no Hospital São João Batista

Enfermeiros das unidades de Atenção Básica de Saúde, em Macaé, foram capacitados nesta terça (12) e quarta-feira (13), em “Descentralização do Atendimento à Pessoa com Diabetes”. O treinamento, realizado pelo professor de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rafael Lopes, aconteceu no Hospital São João Batista.

Cerca de 40 profissionais participaram da capacitação e viveram na prática os cuidados que esses pacientes precisam ter diariamente. Além dos conteúdos teóricos, o palestrante utilizou medicamentos falsos e medidor de glicemia para dinamizar o treinamento. “É fundamental proporcionar essa vivência para eles. Dessa forma, podemos aplicar o conteúdo que foi reproduzido”, frisou o professor.

A capacitação abordou as principais recomendações para o tratamento da doença, estratégias de rastreamento de pacientes, além de processos e mudanças de hábitos de vida. “A atividade física pode, por exemplo, reduzir os índices de uso de insulina”, ressaltou o palestrante.

Parra a enfermeira da Estratégia Saúde da Família do bairro Fronteira, Gisele Pastana, a capacitação representa ganhos para os profissionais e pacientes. “A educação continuada é fundamental para os dois lados. Além disso, todo conhecimento que ganhamos melhora o atendimento à população e a qualidade de vida dos usuários”, afirmou.


Fotos Relacionadas