Equipe da Guarda Municipal realiza palestra sobre o referendo

13/10/2005 17:03:57 - Jornalista: Sérgio Lopes

Mantendo a linha de trabalhar pela segurança da comunidade a equipe do Patrulhamento Escolar da Guarda Municipal realizou, na terça-feira, dia 11, uma palestra sobre prevenção às drogas e desarmamento para alunos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel.Segundo a coordenadora do Patrulhamento, inspetora Patrícia Moura, o trabalho nas escolas foi intensificado, com o objetivo de oferecer mais segurança aos professores, bem como cuidar do trânsito nos horários de saída e entrada dos alunos.

Os alunos ouviram atentos às informações passadas pelo sub-inspetor Ricardo Figueiredo e os agentes Madilene Pedreira e Vanderlei Teixeira. Segundo Madilene a principal função do trabalho é educativa realizando palestras preventivas para pais, alunos e professores sobre segurança, drogas, sexualidade e importância da família. “A palestra foi tranqüila e prendeu a atenção dos alunos, por ser tratar de um tema que está na mídia. Eles querem saber sobre tudo que possa interferir e seu futuro”, disse ela.

De acordo com o sub-inspetor Ricardo a participação dos alunos foi boa. Eles perceberam as intenções das duas linhas de pensamento tanto feitas pelos que são a favor quanto pelos que são contra o desarmamento. As idéias foram bem colocadas pelos palestrantes. “Nós esperávamos um questionamento maior por parte dos alunos. A propaganda como está sendo feita na televisão, para alguns, está muito confusa”, disse o sub-inspetor.

Para a professora de Geografia, Tânia Mara, a palestra realizada pela equipe do Patrulhamento Escolar foi interessante. Conforme ela, os agentes passaram aos alunos uma noção do que venha ser um referendo. “A palestra feita pelos guardas foi boa. A partir de hoje os alunos já sabem o motivo do governo querer desarmar ou não a população.”, declarou.

A professora ficou entusiasmada com a palestra proferida pelos agentes, que os convidou para ir a Campos realizá-la numa escola na localidade de Farol de São Thomé porque lá os jovens também já têm idade para votar.

De acordo com a diretora da escola, Elza Maria Machado Gomes, a parceria que a instituição faz com a Guarda Municipal vem beneficiando o trabalho desenvolvido junto à comunidade escolar, no sentido de orientar os alunos com relação aos cuidados que devem ter com a vida. “Nós informamos que eles devem estar atentos para não seguirem um caminho que, mais tarde, possam se arrepender e, depois, não tenham mais como retornar”, ressaltou.

Elza Gomes disse que os jovens, hoje, estão mais esclarecidos porque os meios de comunicação alertam a todo instante. “Sentimos essa sede nos jovens de estar buscando mais informações sobre DST, drogas e desarmamentos, tanto que tivemos uma simulação sobre o referendo”, finalizou a diretora.