Equipe da Orientação Educacional disponibiliza informativos às escolas

23/11/2021 13:30:00 - Jornalista: Joice Trindade

Neste mês, a abordagem do trabalho é o Ensino Médio 2022

Com a finalidade de orientar a comunidade escolar, a equipe de Orientação Educacional da Secretaria de Educação está disponibilizando informativos com a divulgação de temas relevantes voltados para reflexão. Neste mês de novembro, a abordagem é "Ensino Médio-2022”. No material são repassadas informações sobre a mudança do ensino e dicas sobre algumas unidades municipais que oferecem a modalidade, além de questões como pré-matrícula e matrícula na rede municipal.

O informativo apresenta assuntos como: “O que é o novo Ensino Médio?”, “Quais serão os benefícios para os estudantes com a nova organização curricular?”, “Como será a formação profissional e técnica do estudante”, “Como ficará o Enem com a implementação da nova estrutura do Ensino Médio?” e “O que é a Base Nacional Comum Curricular”. A proposta é atender os estudantes, principalmente neste período onde há mais ansiedade na escolha de uma escola nova durante a pandemia. Vale lembrar, que a rede municipal oferece apenas Ensino Médio na região serrana (Colégio Municipal Sana, Colégio Municipalizado Raul Veiga e Natálio Salvador Antunes) e no Colégio Aplicação (CAp), por meio de processo seletivo.

Periodicamente, a rede municipal - através da Orientação Educacional - disponibiliza informativos que seguem textos, pesquisas e uma leitura dinâmica e fácil para a comunidade escolar, o material está sendo repassado pela Coordenação de Orientação Educacional da Superintendência Pedagógica para os diretores das escolas municipais, que através das redes sociais dos espaços escolares (grupos de WhatsApp Facebook e Instagram) mobilizam os professores, responsáveis e estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Para os alunos do 1º ao 5º ano, por exemplo, o informativo é apresentado de maneira adaptada e específica para a faixa etária.

A rede municipal conta com 46 orientadores educacionais. O foco do trabalho é oferecer suporte aos alunos. As coordenadoras da Orientação Educacional, Rosinea Figueiredo e Andrea Carvalho, afirmam que neste período de pandemia, os jovens merecem atenção especial, pois estão passando por dúvidas e precisam escolher a unidade em que vão estudar e o caminho que vão seguir”. A equipe é vinculada à Superintendência Pedagógica.