Equipes do Gaop e Canil ministram palestra em Arraial do Cabo

07/02/2020 15:04:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Divulgação

Qualificação técnica dos condutores e adestradores de Macaé é reconhecida em todo país

A Guarda Municipal de Macaé, através do Grupamento de Apoio Operacional (GAOP) e do Grupamento de Operações com Cães (Canil), esteve, nesta semana, no município de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, para ministrar uma palestra sobre a importância da utilização de cães de patrulha na rotina operacional e sua eficácia.

Na ocasião, foram abordados assuntos sobre a legislação pertinente ao uso do cão nesta atividade e saúde do animal nessas condições de trabalho, além de práticas de condução e operação.

De acordo com o coordenador do GAOP, Raphael Otero Pires, a parceria foi firmada quando a Comandante da Guarda Municipal de Arraial do Cabo, Ana Lúcia de Jesus, esteve no município com a proposta de conhecer o trabalho desenvolvido pela secretaria.

"Essa parceria é muito importante para os dois municípios, pois possibilita a troca de conhecimento, além de proporcionar a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento ou adaptação de técnicas para situações não vividas ainda", pontuou Raphael.

Qualificação técnica dos condutores e adestradores é reconhecido em todo país

O Grupamento de Operações com Cães é composto por três cães. Dois de faro e um de patrulhamento. O cão tem a função tática e técnica de substituir o trabalho de até 10 agentes. O resultado positivo se dá, principalmente, pela qualificação técnica dos condutores e adestradores, reconhecidos em todo país. No patrulhamento, os cães auxiliam na busca de suspeitos, bloqueio de ataque e revista.

O Grupo de Apoio Operacional realiza diversos cursos de formação para agentes de Guardas de diversos municípios. O objetivo é orientar no processo de implantação do modelo executado em Macaé, além de instruir e capacitar novos combatentes, considerando o desenvolvimento psicológico, técnico e tático. O curso se tornou referência do Estado no ano de 2015.

Para mais informações, o interessado pode entra em contato com a Secretaria de Ordem Pública, pelo telefone (22) 2796-1328.


Fotos Relacionadas