Prefeitura Municipal de Macaé

Escola de Artes apresenta (En) Cantos de Hollanda nesta sexta

2018-12-06 15:49:00 - Jornalista: Marilene Carvalho
Compartilhe:  
Foto: Divulgação
Trabalho une técnica vocal à performance teatral, com base em textos de Chico Buarque

Alunos do curso de técnica vocal participam da Mostra Emart 2018 apresentando “(En) Cantos de Hollanda”, nesta sexta-feira (7), às 20h, no auditório da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, 5°andar, do Centro Macaé de Cultura. De acordo com o professor Jardel Maia, responsável pela direção musical, este é um trabalho que une técnica vocal à performance teatral, com base em textos do cantor e compositor Chico Buarque. A direção cênica quem assina é Cláudia Byspo, atriz e professora de teatro. O acesso será aberto ao público em conformidade ao espaço que dispõe de 40 lugares.

Entre aprendizes de Canto e Teatro, a formação do grupo de (En) Cantos de Hollanda reúne cerca de 15 pessoas. O desafio da apresentação foi trabalhar essas duas técnicas na construção de cada personagem, uma vez que os alunos irão cantar e atuar ao mesmo tempo. As trilhas são composições baseadas em peças consagradas de Chico Buarque: Ópera do Malandro, Circo Místico, Gota d’água e Callabar. O mini musical é fundamentado no conceito de interpretação refinada, com detalhes de mudança de afeto proposta pela dramaturgia do compositor.

"A preparação dessa mostra de fim de ano foi uma espécie de oficina, ou um curso de “degustação’, desenvolvido em 11 encontros, em que os alunos puderam experimentar e vivenciar modos de atuar e cantar música brasileira para o teatro", explica Jardel Maia. Para completar, disse o professor idealizador da oficina: “fazer tudo junto e, ainda ter que cantar MPB de uma forma adaptada para cena, e não para um show tornou o processo muito enriquecedor, construtivo e surpreendente”.

Diante da confiança no sucesso antes mesmo da estreia, os professores que dirigem o mini musical pretendem apresentar o trabalho pronto aos novos alunos de técnica vocal, já na aula inaugural da turma de 2019.

Busca

Acesso Rápido

Destaque