Escola Lions participa do Outubro Rosa

17/10/2014 18:00:00 - Jornalista: Débora Trindade (estagiária*)

Foto: Maurício Porão

Os funcionários vestiram a cor rosa nesta sexta-feira (17)

Dando continuidade ao Outubro Rosa, que começou com palestras e dinâmicas no Núcleo de Apoio à Mulher e à Criança (Nuamc) da Aroeira, os professores da Escola Municipal Lions se organizaram, nesta sexta-feira (17), para que todos os funcionários comparecessem à escola vestindo rosa.

A escola, que fica situada no Bairro da Glória, aderiu com alegria à causa. Vestidas de rosa, as funcionárias se incentivaram mutuamente para não esquecerem de fazer os exames adequados para prevenção do câncer.

A funcionária Rosana de Souza Andrade teve a doença há cinco anos e, desde então, está curada. "Isso é resultado da insistência de sempre, se prevenir e fazer exames, pois, quando detectado precocemente, tem mais chances de cura", disse.

A escola conta com a diretora Janaina Zimmer e a diretora adjunta, Edyana Rangel, que ressaltaram a importância da prevenção. “Uma funcionária incentiva a outra. Quando alguém está com os exames atrasados ficamos sempre reforçando o quanto é importante ir ao médico periodicamente”, afirma Edyana.

A escola atende alunos de 1º ao 5º ano e conta com 14 turmas, 303 alunos, 18 professores e seis professores/interpretes - no local há 32 alunos especiais. A unidade faz parte da educação inclusiva.

O Outubro Rosa é uma campanha internacional pela conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, doença que mata milhares de mulheres todos os anos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Entre as ações que já foram realizadas pela prefeitura, estão a exposição de nove fotos com 2x1,33 metros cada, de mulheres sorridentes apesar de estarem enfrentando o câncer de mama. As imagens, capturadas pela fotógrafa Cláudia Barreto, estão na Praça Veríssimo de Melo.

Em Macaé, o trabalho de prevenção do câncer de mama é realizado no Nuamc Aroeira e no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. Na primeira quinzena de outubro, a Secretaria de Saúde já agendou 369 exames de mamografia.

Para finalizar a campanha, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher, convida para a "Caminhada Outubro Rosa", que será realizada no próximo dia 25, às 9h. O ponto de encontro será em frente ao Restaurante Laço Gaúcho, no bairro dos Cavaleiros. A caminhada seguirá até o Hotel Comfort.

* Com supervisão da Secom