Escola Neiva Mariano ganhará novo espaço

12/04/2018 14:57:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Unidade vai funcionar em tempo integral com capacidade para 200 estudantes

A rede municipal está recebendo a ampliação de espaços escolares para melhor atender alunos e profissionais de ensino. Uma delas é a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Neiva Mariano dos Santos (Visconde), que será inaugurada na próxima segunda-feira (16), às 16h. A unidade vai funcionar em tempo integral com capacidade para receber 200 estudantes, em novo espaço na rua Leopoldina Araújo,400. De acordo com a Superintendência de Educação Infantil, a escola foi adaptada para receber crianças na faixa de dois a cinco anos. Antes da expansão, a escola funcionava com seis salas de aula atendendo 90 estudantes.

As 11 novas salas de aula receberão estudantes que tiveram os nomes incluídos no cadastro reserva da rede municipal e também aqueles que solicitaram remanejamento (troca de unidade escolar). O novo espaço será dotado de sala de leitura, refeitório amplo, cozinha industrial, copa, sala de professores, secretaria e área de recreação, com os brinquedos recebidos pelo programa do Governo Federal Brasil Carinhoso.

A expansão das escolas municipais tem a finalidade, segundo a secretária de Educação, Leila Clemente, de universalizar o atendimento dos estudantes do segmento infantil, em especial os alunos na faixa de dois anos. Além disso, os espaços estão recebendo intervenções como manutenção e reformas.

História - A professora Neiva Mariano dos Santos iniciou sua carreira na educação em 1971, em Carapebus. Posteriormente, ela atuou no Colégio Estadual Luiz Reid, Instituto Nossa Senhora da Glória e Colégio Cenecista Professor Antônio Caetano Dias, em Macaé. Ela lecionou as disciplinas de Português e Inglês. Aposentada, ela também se formou em Direito, mas não pode atuar na nova profissão, pois ficou doente e faleceu em 2003. A professora nasceu no dia 11 de março de 1951, em Trajano de Moraes.

Escolas - Este ano letivo a rede municipal registrou o ingresso de 5 mil novos alunos. Nos meses de dezembro e janeiro foram inauguradas três novas escolas na Barra, Malvinas e Lagomar para cerca de 2 mil alunos.

Barra - A Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Juventino da Silva Pacheco foi inaugurada no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em dezembro, para atender cerca de 600 estudantes na faixa de dois a cinco anos, em horário parcial com dez salas de aula.

Lagomar - Com capacidade para atender 440 estudantes na faixa de dois a cinco anos, a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Norma Shirley da Silva Fernandes funciona na Avenida Dr. Sérgio Vieira de Mello, s/nº (antiga Rua W 5), próximo ao Colégio Municipal Paulo Freire. A unidade foi entregue em janeiro e tem 11 salas de aula.

Malvinas - Já a Escola Municipal Zélia de Souza Aguiar foi inaugurada, em dezembro, para atender cerca de 200 alunos na faixa de dois e três anos. A unidade é localizada na Rua Maria José Mahon Santos, s/nº.

Licitações - Além disso, também estão previstas licitações de obras para novas escolas no Bosque Azul, Aeroporto, Barra e Lagomar e no São José do Barreto. A intenção é ampliar, em médio e longo prazos, o número de escolas.