Escola Parque Maria Angelica cria jornal virtual

05/05/2020 09:33:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ilustração

O jornal virtual traz orientações de proteção ao Covid-19 e muito mais

O novo coronavírus e a suspensão das aulas presenciais têm destacado novas formas de lecionar e aprender com acesso ao blog www.educacaonaopara.com e outras ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelas escolas municipais. Para motivar os estudantes, unidades estão adotando estratégias de aproximação das famílias através da campanha "Educação não para e não deixa ninguém parado".

A Escola Parque Municipal Maria Angélica Ribeiro Benjamin (Aroeira) é um dos exemplos. O espaço criou um jornal virtual com informes da unidade e da Secretaria de Educação, orientações de proteção ao Covid-19, além de recados dos professores e auxiliares de serviços escolares, que estão distantes dos 450 estudantes do 1º ao 5º ano, em virtude suspensão das aulas.

Segundo a a diretora, Amarilda Dumas Pereira Pinto, as redes sociais (Facebook e Instagram) também estão sendo utilizadas como forma de comunicação com os responsáveis dos estudantes. "Eles compartilham depoimentos sobre o estudo em casa, através do 'Mural do Afeto', espaço em que estamos recebendo registros das famílias. É uma forma de reforçar a motivação dos professores. Ficamos muito felizes com o resultado", pontua.

Para planejar as aulas on-line, que também são oferecidas através de grupos de WhatsApp, a equipe gestora e os professores da Escola Parque se reúnem a cada 15 dias em videoconferências, onde destacam planilhas, sugestões e as abordagens que são apresentadas para os alunos, com o foco na leitura e pesquisa. Todas as atividades oferecidas virtualmente são divididas por ano de escolaridade.

Videoaulas e apostilas

Diariamente, os professores das turmas apresentam videoaulas e exercícios, estendendo dicas de atividades corporais (Educação Física) e dos professores-integradores, que seguem projetos específicos da escola. Segundo Amarilda Dumas, poucos alunos da unidade, não têm acesso à internet. Para este atendimento estão sendo disponibilizadas apostilas. Os alunos da Educação Inclusiva também recebem indicações de jogos, vídeos e exercícios específicos, conforme a necessidade de cada um.

Segundo as diretoras Amarilda Dumas (geral) e Cristiane Pereira Oliveira Geremias (adjunta), o blog disponibilizado pela Secretaria de Educação e os conteúdos liberados via WhatsApp estão alcançando resultados positivos.

A campanha "Educação não para e não deixa ninguém parado" mobiliza escolas municipais e privadas ao acesso gratuito ao blog www.educacaonaopara.com, que oferece conteúdos específicos das disciplinas, vídeos, provas, textos, simulados e exercícios preparados pelos professores da rede municipal.

Já o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) também está com o blog http://cetep2020.blogspot.com para atender os estudantes matriculados nos cursos gratuitos presenciais de qualificação. Os 300 alunos devidamente matriculados no Pré- Vestibular Social também estão estudando via on-line, através de ferramentas disponibilizadas nos blogs www.educacaonaopara.com e https://prevestsocialmacae.wordpress.com/.

 



Fotos Relacionadas