Escola Paulo Freire ganha mais salas de aula

15/01/2020 12:02:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Reforço escolar de Língua Portuguesa e Matemática é uma das ações

A Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar) contará com novidades a partir da volta às aulas, com a abertura de cinco novas turmas para atender exclusivamente o 6º ano de escolaridade, reforço das salas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de Atendimento Pedagógico Específico (Ape) com o recebimento de materiais didáticos e nova sala para professores, que será dotada de três computadores. No turno da noite, os funcionários da escola vão participar da aula de iniciação ao pilates com a personal Liana Gomes e a comunidade terá zumba com a instrutora Wilma Rodrigues.

Outras iniciativas que vão continuar na escola são as aulas de reforço escolar de Língua Portuguesa e Matemática e as atividades do Centro de Esporte e Educação, ministradas pela Secretaria de Educação em parceria com o Sesi/Firjan. A programação inclui atividades lúdicas esportivas (jogos cooperativos, voleibol, basquete), artes (musicalização, teatro, dança, canto), atividades de educação ambiental e ações voltadas para o desenvolvimento humano (palestras, dinâmicas e jogos com os estudantes).

O projeto vai acontecer de segunda a sexta-feira, nos horários divergentes aos de aula, com a proposta de contribuir para a melhoria do desempenho escolar. O secretário de educação, Guto Garcia, explica que as cinco novas turmas irão facilitar a permanência dos alunos do 5º ano de escolaridade, na própria escola sem precisar ir para outras unidades do segundo segmento do Ensino Fundamental. Para melhor receber os alunos na primeira semana de aula, serão realizadas atividades de acolhimento para estudantes, pais e responsáveis com dinâmicas de integração.

Na recém-inaugurada quadra, a escola vai promover ações pontuais para estudantes como recreação, aulas de recreação, ensaios da banda escolar e culminância de projetos como o Dia da Família na Escola. Os moradores ainda terão a oportunidade de utilizar a quadra em ações diversas, seguindo um cronograma agendado com a direção da unidade.

A Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar) também vai reforçar o investimento nas aulas de robótica e banda marcial após ser uma das 10 vencedoras do país, selecionadas na votação popular do programa "Educar para Transformar" do Instituto MRV no ano de 2019.

Única representante do estado do Rio de Janeiro a ser escolhida, a Paulo Freire se destacou ao apresentar o projeto Acolher para Crescer. De acordo com a diretora, Joelma Pereira de Lima, ao ser selecionada, a unidade irá receber R$ 30 mil para investir nos projetos escolhidos. "Neste ano de 2020 a escola deve receber 1.100 alunos do 1º ao 5º ano, Educação de Jovens e Adultos e este ano o 6º ano de escolaridade, motivo de comemoração da comunidade escolar", observa.

Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, este ano, as escolas municipais contarão com medidas pedagógicas e preventivas que vão contribuir com o processo de ensino e com o bem-estar de alunos e profissionais. "Estamos ampliando o número de escolas com a construção de novas no Lagomar e Ajuda, além de salas de aulas em unidades como Paulo Freire e Oscar Cordeiro. Trabalhamos para assegurar a permanência e o acesso do estudante na escola", ressalta.