Escolas da rede municipal participam da Semana de Meio Ambiente

02/06/2015 11:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

O Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, será marcado na rede municipal por atividades com alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A intenção é reforçar a implementação de programas pedagógicos para promover a importância da Educação Ambiental e da adoção de práticas que visam a sustentabilidade e a multiplicação de informações quanto à redução dos impactos ambientais que afetam o ecossistema.

Entre as unidades participantes está a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marli Vasconcelos Lemos (Botafogo) que iniciou, na segunda-feira (1º), a programação “Um planeta de bem com a vida”. Alunos e professores se envolveram na atividade “Hora do Conto Especial: cuidando do planeta”. Nesta terça-feira (2), o projeto segue com a ginástica coletiva “Salve a mãe natureza”. Na quarta-feira (3), estudantes e educadores estarão, das 9h às 14h, na Praça Veríssimo de Melo, participando de caminhada, exposição de trabalhos e entrega de mudas aos motoristas que transitarem nas proximidades da praça.

Os alunos do Colégio Renato Martins (Ajuda) também fazem parte da Semana de Meio Ambiente. Na segunda-feira (1º), começaram os trabalhos de recolhimento de pilhas e baterias e visitaram a horta da Casa do Caminho. Nesta terça-feira (2), realizam passeio ecológico na Reserva Biológica da União (Rebio), em Casimiro de Abreu, das 9h às 15h. Na quarta-feira, participam de palestra guiada com o tema “Meio Ambiente”. A visita, promovida pela Transpetro, tem como objetivo destacar a questão do lixo e os impactos ambientais. A Semana de Meio Ambiente tem a finalidade de destacar a consciência ambiental para mais de 920 estudantes.

As atividades ambientais são ministradas no dia a dia nas salas de aula. A coordenadora de Meio Ambiente, Denise Motta, diz que a intenção é despertar o interesse dos alunos para assuntos relacionados ao meio ambiente. “A proposta é reforçar a reflexão quanto à importância da conservação do meio ambiente”, comentou.

Parceria - Para consolidar a educação ambiental no município, a Secretaria de Educação firmou parceria com o Programa Oil States de Educação Ambiental (Prosea). A proposta é atender às exigências estabelecidas pela Secretaria Municipal do Ambiente e promover ações que contribuem para solucionar questões ambientais e estimular o pensamento crítico quanto aos processos ecológicos. Com a parceria, a Oil States do Brasil desenvolverá, no próximo semestre, duas oficinas de formação com os professores da rede municipal, por meio de ações educativas. Diante da solicitação da Secretaria de Educação também foi produzido um jogo educativo de tabuleiro que será distribuído a cada escola da rede, para que os professores trabalhem a temática da Lei de Crimes Ambientais de forma lúdica com os alunos do 6º ao 9º ano.