Escolas entram no combate ao Aedes

21/02/2019 17:08:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Temática foi abordada com ações dentre e fora das salas de aula

Estudantes da rede municipal de ensino entraram na guerra contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Eles participaram nesta quinta-feira (21) do Dia D de Mobilização para o combate ao Aedes. A campanha, que seguirá no decorrer do início do ano letivo, tem o objetivo de conscientizar alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio, além de profissionais das unidades municipais, comunidade e representantes de setores públicos.

O Dia D movimentou escolas da área central, bairros e região serrana. Entre as escolas participantes estão Eraldo Mussi (Malvinas) e de Educação Infantil Marly Vasconcelos Lemos (Novo Botafogo) e Córrego do Ouro, que promoveram passeata de conscientização. A Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos (Centro) envolveu cerca de 400 alunos em ações específicas como produção de cartazes, preparação de jardim suspenso com garrafa pet e rodas de conversa.

A programação animou os alunos Nicole Gomes, do maternal II e Kauã Aguiar Coelho, do pré II. "Temos que ter cuidado com o mosquito. Não podemos ficar doentes", contaram. Para a diretora da unidade, Giseli Abreu, a mobilização da comunidade escolar é de suma importância", disse. Nesta sexta-feira (22), a escola vai promover passeata de conscientização nas proximidades da escola com a participação de alunos e profissionais. Para as professoras Valéria Bittencourt e Carla Castilhos a abordagem deste assunto é muito bem recebida nas salas de aula. "Os alunos são muito participativos. Eles realmente repassam as informações para os familiares em casa", apontam.

Agentes de combate a endemias também estiveram nesta quinta-feira (21) nas dependências de escolas municipais para vistoriar os locais com maior probabilidade de ter o foco do mosquito. Foram visitadas as unidades Pedro Adami (Córrego do Ouro) e Arléa Carvalho José (Botafogo). Presente na passeata de conscientização no Novo Botafogo, o secretário de Educação, Guto Garcia, ressaltou que a temática de prevenção ao Aedes faz parte do projeto político pedagógico de cada unidade municipal. "O objetivo é trabalhar o tema durante o ano letivo em parceria com a comunidade escolar e familiares dos alunos. O espaço da escola é ideal para formar multiplicadores de informações para se combater o mosquito", destacou, lembrando que a rede municipal conta com a parceria de setores como o Centro de Controle de Zoonozes e a Secretaria de Saúde.


Fotos Relacionadas