Escolas fazem prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica

24/10/2019 14:37:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo

Nesta sexta-feira (25), o Saeb será realizado no Colégio Municipal Renato Martins e Ciep Municipalizado Maringá

Prosseguirá até quarta-feira (30) a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2019- antiga Prova Brasil), que resulta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A prova, direcionada aos estudantes do 5º e 9º ano de escolaridade, além do Ensino Médio, é aplicada pelos fiscais do Saeb.

Nesta sexta-feira (25), o Saeb será realizado no Colégio Municipal Renato Martins (Ajuda) e Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste). Já nesta quinta-feira (24), a avaliação foi aplicada nas unidades municipais Engenho da Praia, Interagir (Centro), Dolores Garcia Rodriguez (Mirante da Lagoa), Nosso Senhor dos Passos (Botafogo) e Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol). A prova é aplicada e organizada pela equipe do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, alunos e professores preencheram um questionário social com questões que destacam a realidade do estudante como moradia, família e comunidade em que vivem.

O Saeb permite que as escolas avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no censo escolar, compõem o Ideb. Cada escola aplica a prova de acordo com calendário. Na quarta-feira (23), a avaliação foi aplicada em oito escolas municipais. Entre elas o Colégio Municipal Jofre Frossard (Centro), onde 60 alunos participaram da avaliação.

De acordo com a diretora geral, Norma Cristina Maldonado, o planejamento de ensino da escola é voltado para formação integral do estudante. "Todos os alunos, desde o 1º ano de escolaridade, participam de um processo de ensino que visa contribuir com sua aprendizagem como um todo, não apenas para avaliações externas", pontua a diretora. Além da prova, a direção também respondeu a um questionário contextual online com dados sobre a escola, gestão, servidores e atendimento aos educadores e alunos.

Antes da avaliação, escolas municipais realizaram ações do programa Avança-Ideb. O Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros) promoveu simulados, aulas de reforço nos horários divergentes aos de aula, atendimento individualizado com organização de estudos em casa, orientação aos pais dos participantes, elaboração de planilha sobre rendimento escolar e encontros com representantes de turmas. Já os alunos do Colégio Municipal Botafogo participaram de simulados, provas, gincanas de Língua Portuguesa e Matemática, reunião com alunos para pontuar as dificuldades.

O Secretário de Educação, Guto Garcia, lembra que Macaé registrou no Ideb-2017 avanços significativos. “Nos anos iniciais foi alcançado 5,9, valor maior que a média nacional de 5,6 e maior que a média do Estado do Rio de Janeiro de 5,3. A nota 5,9 referente ao Ideb - anos iniciais, é maior se comparada com os anos de 2015 (5,6) e 2013 (5,2). Ficando em terceiro lugar em todo o estado do RJ, se comparada aos municípios de mais de 100 mil habitantes. A cidade ficou como primeira colocada no Norte Fluminense e em 14° lugar em todo o Estado do Rio de Janeiro (92 municípios)", pontua. Macaé está melhor colocada do que Campos dos Goytacazes (4,6), Niterói (5,4), Rio de Janeiro (5,7) e Cabo Frio (5,0).