Escolas municipais recebem o projeto Nau dos Mestres

2021-10-16 08:21:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
Foto: Moisés Bruno
O objetivo do programa é ensinar ciência e arte de forma lúdica

Quatro escolas municipais receberam o Nau dos Mestres, programa que proporciona um jeito diferenciado de ensinar ciência e arte, e estimula o estudante do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental a aprender de forma lúdica e ativa, com o acesso a práticas e materiais educativos inovadores. A programação é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e a Jatobá Cultural. As unidades que fazem parte do programa são: Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro (Parque Aeroporto), Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Escola Municipal Jofre Frossard (Centro) e Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola (Barra).

O Nau dos Mestres é um programa que ensina a disciplina de Ciências de forma criativa, integrando conteúdos como Geografia e História. As propostas pedagógicas do projeto estão ligadas à Física, Química, Matemática, História, Ciências e Biologia. O objetivo é despertar a curiosidade científica, o espírito investigativo, além de auxiliar os educadores na forma de organizar e planejar o ensino, buscando a atuação em rede e abordagem transdisciplinar.

Para a Secretária de Educação, Eliane de Araújo, o projeto será de fundamental importância para as escolas participantes. "Parcerias como essas são essenciais para favorecer as práticas pedagógicas, pois trabalha ferramentas e conceitos para práticas fundamentais para o desenvolvimento integral e letramento científico", pontua.

Já a Superintendente Pedagógica, Mariana Duarte, frisa que o projeto vai ajudar a potencializar as práticas educativas relacionadas à educação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “Com certeza serão destacadas conexões inter e transdisciplinares, entre os saberes das artes, ciências e da linguagem", frisa.

Nau dos Mestres – O programa abrange um laboratório que é composto por quatro caixas: Merlim, Leonardo da Vinci, Apolo e Gaia. A caixa do mestre Merlim aborda temas relacionados à Química e Física; Leonardo traz experiências ligadas à geometria, aerodinâmica e movimentos; o mestre Apolo trabalha temas relacionados à energia e à luz; enquanto Gaia tem sua temática ligada aos ciclos e elementos da vida, preservação da natureza e biologia.

Os alunos e professores contam com um laboratório móvel que explora diferentes formas de produção artística a partir de 24 experimentos e criações. Outro destaque é que o projeto aborda temas como mitos, magia, química, física, ciências naturais e sustentabilidade.

Além do material prático, o kit também é composto por um livro do professor e livros ilustrados que são direcionados para os alunos. Diante do projeto, os professores das escolas contempladas participam de formação específica até o mês de dezembro. São oito encontros de capacitação com entrega gratuita de materiais pedagógicos. O Nau dos Mestres oferece ao educador 24 formas inovadoras de ensino integrado.

Além das caixas, quatro livros — um para cada mestre — completam o acervo e apresentam os experimentos na forma de desafios. A cada história surge um novo desafio que os alunos devem cumprir e, assim, aprender de forma prática e lúdica conceitos de física, química e biologia.

Busca

Acesso Rápido

Destaque