Escolas participam de seletiva do Festival de Música Estudantil

15/05/2019 11:27:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Estudantes participam de seletiva

Cerca de 60 escolas participaram, nesta terça-feira (14), da seletiva do 4º Festival de Música Estudantil de Macaé, na Rinha das Artes, com estudantes do 6º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio, e alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, que foram incluídos nesta edição. A final da programação será realizada no dia 13 de junho, no Teatro Municipal de Macaé, às 13h. Uma comissão julgadora, formada pelos músicos Enys Silva, Carlos Jorge Clemente e Bruno Py, selecionou os seguintes critérios: melhor composição - originalidade, arranjo e letra. Já para melhor intérprete os quesitos são domínio técnico, musicalidade, afinação e presença de palco.

No turno da manhã, foram classificados alunos do 4º e 5º anos do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa): Jasmin Pereira de Jesus, Larissa Victória Pereira, Emily Pereira dos Santos Gomes e Nicole Corrêa Gomes. Brilho no olhar, agito da torcida e integração de familiares fizeram parte da seletiva, que emocionou a plateia nos turnos da manhã (primeiro segmento) e tarde (segundo segmento). Além de descobrir talentos, o secretário de Educação, Guto Garcia, ressalta que o festival é um estímulo para o ensino. "Estamos criando espaço e incentivo para a expressão de talentos na área da criação artística", destacou.

No turno da tarde, estudantes do 6º ao 9º ano agitaram o palco com canções diversas. O Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão levou cinco integrantes. Entre os mais animados estavam Melany Cristine Alves Mendes, do 9º ano do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro). Acompanhada pela mãe, Sulamita Alves Cordeiro, a estudante, que cantou "Riseup", se disse empolgada. "Ensaiei. Amo música. Esse festival é maravilhoso", disse. Orgulhosa, a mãe comenta que a programação será inesquecível. "Essa é uma oportunidade que será lembrada com muita alegria. A expectativa e alegria tomaram conta", observou a mãe.

Já o diretor do "Maria Isabel", Roberto Valcácio, afirmou que toda programação ligada às artes impulsiona os alunos. "Este momento é impar", destacou. Do Colégio Municipal Botafogo, 17 estudantes participaram. Acompanhados pela diretora , Luiziana Simões, os alunos Gustavo Santos (música autoral) e Jonathan de Souza elogiaram o evento." Amamos música e essa oportunidade. Ano passado ganhamos em terceiro lugar, mas temos a expectativa de ficarmos bem nesse ano também", pontuaram.

Ansiosos, os alunos Hugo Ferreira Colodino, 13 anos, e Emilly Souza, 11 anos, lembraram que o festival é uma motivação para seguir a carreira musical. "Gostamos de cantar, e percebemos que a música faz parte dos nossos sonhos e vidas. Queremos seguir nesta área. Festivais como esses nos motivam", contaram.

Seleção

Emocionada, a superintende de Educação Integrada, Janaína Pinheiro, comentou que o sucesso do festival deste ano superou as expectativas. "Registramos muitas inscrições, o dobro do ano passado. A garotada do primeiro segmento participando foi maravilhoso. As propostas da programação são incentivar e despertar na comunidade escolar o gosto pela música, fomentar o desenvolvimento da arte nas escolas, conhecer e divulgar os diferentes talentos, além de promover o intercâmbio e integração entre os estudantes da rede municipal", destacou acompanhada pela comissão organizadora.

Etapa final

No dia 13 de junho, durante a final, serão avaliados os alunos do Ensino Fundamental I (4º e 5º anos), no turno da manhã; cinco músicas categoria Inédita e dez categoria Melhor Intérprete. Já o segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos), EJA e Ensino Médio serão avaliados no decorrer da tarde, com cinco músicas categoria Inédita e dez na categoria Melhor Intérprete. Uma comissão julgadora, formada por músicos da região, vai selecionar os melhores representantes, que ganharão troféus.

Confira a relação dos classificados.


Fotos Relacionadas