Escolas podem agendar visita ao Nupem no Dia Mundial dos Oceanos

05/06/2018 15:00:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Objetivo é despertar a consciência da população sobre a importância e a conservação dos oceanos

O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ), convida as escolas públicas e privadas do município e região a participarem do Dia Mundial dos Oceanos (World Oceans Day), nesta sexta-feira (8). O principal objetivo é despertar a consciência da população sobre a importância e a conservação dos oceanos para a sobrevivência. Neste dia o evento será dedicado a alunos e professores, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h, mas, para participar, as escolas interessadas devem preencher o formulário, disponível no site do Nupem, enviar para o e-mail diamundialdosoceanos@gmail.com e aguardar a confirmação.

“O mar invadiu o Nupem” é o tema de todo ano do núcleo que, esta edição, marcará a data com dois dias de atividades, quinta-feira (7) e sexta-feira, na própria instituição, no Bairro São José do Barreto, envolvendo alunos e professores de graduação e pós-graduação. Na quinta-feira, a programação será dedicada à comunidade, funcionários, parceiros e familiares, das 9h ao meio-dia.

Pela primeira vez haverá estações dos Oceanos e Praias para visitação, e mais 11 estações interativas, incluindo exposições sobre organismos marinhos, coleção de peixes, aquários, aves marinhas, baleias, tartarugas marinhas, impactos das ações do homem no ambiente e no planeta e Cine-Mar. Também haverá atividades no Espaço Ciência e com a equipe do Scientificarte.

O Dia Mundial dos Oceanos foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como a Eco-92 ou Cúpula da Terra, sediada no Rio de Janeiro em 1992.

O evento no Nupem conta com o apoio do Projeto Costões Rochosos: Ecologia, Impactos e Conservação na Região dos Lagos e Norte Fluminense, financiado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Os oceanos são os maiores produtores de oxigênio no planeta e fundamentais para a vida. Segundo pesquisadores, os oceanos cobrem cerca de 71% da superfície da Terra e contêm quase 98% de toda a água do planeta.

O Nupem está localizado à Avenida São José do Barreto, no bairro de mesmo nome, atrás do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.