Escolas realizam Dia D de Combate ao Aedes

19/02/2020 17:50:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Programação envolveu alunos, funcionários e comunidade sobre a importância da prevenção ao mosquito

Em Macaé, escolas municipais participaram, nesta quarta-feira (19), do Dia D Combate ao Aedes e entraram na guerra contra o mosquito. Com o tema "Agora é todo mundo contra o Aedes, você é nosso maior aliado", a programação envolveu alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio, além dos profissionais das unidades. As ações de mobilização, coordenadas pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vão se estender até sexta-feira (21).

Nesta quinta-feira (20), a Escola Municipal Professora Maria Lira Beraldini Campos (Jardim Vitória) vai realizar junto aos alunos, o bloco "Xô Dengue", com direito a carro fumacê e caminhada com entrega de material informativo, às 9h.

Durante todo mês, a Secretaria de Saúde está realizando atividades como ações de Educação em Saúde, mutirão no Lagomar, capacitação através de oficinas para agentes comunitários, apresentação do Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) e levantamento de índice rápido com foco no Aedes Aegypti. Todas as secretarias municipais participaram do "Dia D " de forma integrada.

O Dia D, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, superou as expectativas ao alcançar a mobilização expressiva de estudantes e profissionais de ensino. "A programação foi um sucesso. Todos abraçaram a causa. Conseguimos conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de mudança de atitudes para evitar a proliferação do mosquito Aedes", pontuou.

Participação - A campanha, que segue no decorrer do ano letivo, mobilizou espaços escolares da área central, bairros e região serrana. Entre as escolas participantes estão a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Dores Souza Tavares (Morro de São Jorge). Com 115 estudantes na faixa de dois a cinco anos, a escola se mobilizou na entrega de panfletos da campanha aos moradores, ao som da "Vaca Nem", personagem característico e conhecido da localidade.

Outra unidade de educação infantil foi a Professora Anna Benedicta da Silva Santos (Centro) que realizou com os professores o teatro: "O ladrão da Alegria", para os 391 alunos. No decorrer da semana, eles participaram de produção de cartazes, desenhos e outras atividades voltadas para o combate à dengue. Na Aroeira, 420 estudantes da Escola Parque Municipal Maria Angélica Ribeiro Benjamin e 400 da Escola Municipal de Educação Infantil Elea Tatagiba de Azevedo participaram de caminhada pelos bairros, passeata e entrega de folderes. O pequeno Bernardo Maia, de cinco anos, é um dos alunos da "Elea Tatagiba". Com viseira produzida e segurando um estandarte alusivo ao combate à dengue, ele fez questão de participar da caminhada . "Xô dengue. Temos que ter cuidado com o mosquito", enfatizou.

Acompanhados pelos professores da Escola Parque Maria Angélica, os estudantes Arthur Pinheiro e Gabriel Amado, do 4º ano, elogiaram a programação. "Temos que ter cuidado com o mosquito que transmite dengue. Existem outras doenças também como zika. Não podemos deixar os terrenos baldios sujos e a água parada", contaram.

Outras unidades que promoveram ações nesta quarta-feira (19) foram Colégio Municipal Botafogo (caminhada); Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (palestra sobre dengue com alunos); Escola Almir Francisco Lapa (passeata); Escola de Educação Hilda Ramos e Cândida Maria da Silva Vieira (confecção de material e mobilização dos alunos), entre outras.

Segundo a superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro, as escolas foram orientadas desde a volta às aulas a desenvolver ações voltadas para medidas preventivas contra a proliferação do mosquito que se dá em qualquer lugar onde se acumule água parada em recipientes abertos. "A intenção é alertar não somente a comunidade escolar, mas a população, para que todas as ações de combate sejam coletivas", finalizou.


Fotos Relacionadas