Escolas recebem ação de orientação sobre violência sexual

24/05/2019 11:08:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

O trabalho registra reuniões com a equipe de Serviço Social da Secretaria de Educação, gestores das escolas, Creas e Conselho Tutelar

A Educação de Macaé está realizando campanha de orientação sobre violência sexual contra criança e adolescente nas escolas municipais. A ação, que segue no decorrer do ano letivo, tem o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar (pais, familiares de alunos, professores e profissionais das escolas) pela proteção e desenvolvimento de um processo de socialização e educação com direitos e respeito.

O trabalho registra reuniões com a equipe de Serviço Social da Secretaria de Educação, gestores das escolas de Educação Infantil, com a participação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar. Nesta última quarta-feira (22), o encontro promovido no auditório da Cidade Universitária reuniu cerca de 70 diretores de unidades. Com o tema "Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) pela proteção à infância", a programação contou com roda de conversa e debates.

Para o mês de junho serão iniciados os encontros promovidos pelo Serviço Social da Educação durante os sábados letivos. As programações, de acordo com a coordenadora de Educação Social, Vivianne Rocha, se estendem até o final do ano letivo com os familiares dos alunos do segmento infantil. A oportunidade contará com diálogos, entrega de folhetos, esclarecimentos, e encaminhamentos à rede de proteção básica se for necessário. "A atuação no Dia da Família na Escola será importante para maior conscientização dos responsáveis pelos alunos, principalmente os estudantes da primeira infância", comenta.

Também estão previstos diálogos com os professores sobre o tema "Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes". A primeira unidade será a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Neiva Mariano dos Santos (Visconde). A abordagem também será destacada no treinamento bimestral junto aos auxiliares de serviços escolares (ASE), que trabalham junto aos estudantes na faixa de dois aos cinco anos.

Viviane Rocha lembra que o trabalho do Serviço Social segue a pauta do 1º Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente, realizado na última sexta-feira (18), pela Coordenação de Infância e Juventude da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. A ocasião também lembrou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e fez parte da Semana Municipal de Combate à Pedofilia. A campanha leva em consideração pontos importantes como denúncia, estabelecimento de diálogo, empatia, comunicação eficaz, solução de conflitos e relações igualitárias.

A população pode denunciar casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes por meio do Disque 100 ou via Conselhos Tutelares. São eles:

Conselho Tutelar I e II

Endereço: Rua da Igualdade, 890 - Imbetiba.

Telefones: 2796-1108 . 99847-9156.

Conselho Tutelar III

Endereço: Rua Valdomiro Arcângelo, 90, Distrito de Glicério, Região Serrana.

Telefones: 2793-4050 . 2793-4044 . 99237-3722