Escolas recebem livros didáticos a partir desta terça-feira

25/01/2021 11:34:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação/Secretaria Educação

A distribuição dos livros será destinada aos diretores das unidades

A rede municipal inicia, nesta terça-feira (26), a entrega de livros didáticos para os diretores das escolas municipais. Os títulos serão direcionados aos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio. A distribuição seguirá cronograma específico das unidades escolares e os protocolos de distanciamento social.

Os livros foram disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para atender as escolas da área central, bairros e região serrana. Para o 1º ao 5º ano, são consumíveis (sem devolução). Já para as turmas de 6º ao 9º ano, será a complementação de livros reutilizáveis, conforme a determinação do censo escolar. O Ensino Médio também vai ganhar títulos reutilizáveis.

Para melhor logística da ação de entrega, também é possível registrar no sistema PDDE Interativo/SIMEC os dados do responsável pelo recebimento dos materiais em cada escola. As informações sobre o Programa do Livro e do Material Didático estão disponíveis em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro.

Segundo a Secretária de Educação, Eliane Araújo, as unidades municipais que receberão livros didáticos também devem atender compromissos legais referentes à entrega, conservação e devolução. "O ensino municipal segue o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A finalidade é intensificar ações eficazes, como campanhas educativas e ações pontuais junto a comunidade escolar", ressalta. A Coordenação do Livro Didático está em cumprimento ao art. 21, da Resolução nº 12, de 07/10/2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Devolução


Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas municipais, que ainda não entregaram os livros utilizados no ano letivo de 2020, podem comparecer nas unidades escolares, conforme agendamento prévio para efetivar a devolução. A indicação do programa de Livro Didático da Secretaria de Educação é que os exemplares sejam devolvidos em bom estado de conservação, para reutilização em quatro anos consecutivos, uma vez que a devolução é obrigatória e necessária.

A entrega segue as regras de distanciamento social e tem como objetivo priorizar a proteção de quem irá devolver e do profissional envolvido no trabalho. A devolução segue os seguintes protocolos: uso de máscaras e distanciamento na conferência das encomendas, conferência dos exemplares pelo recebedor, mantendo a distância mínima recomendada, não compartilhar caneta em assinatura de documento, higienizar as embalagens das encomendas com álcool 70% ou isolar os materiais por 72 horas para posterior manuseio.


Gestão


A rede municipal seguirá, neste ano letivo 2021, com a campanha "Pratique Cidadania-Cuide Bem do Livro Didático", voltada para a conservação e utilização adequada do livro, um dos recursos pedagógicos indicados pelos professores em virtude da suspensão temporária das aulas, por conta da COVID-19. A proposta é reforçar o trabalho dos profissionais, para atuar com o livro didático como importante recurso auxiliar na aprendizagem.