Escolas retornam às aulas dia 2 de março

21/02/2020 11:20:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin / Arquivo Secom

Rede de ensino terá recesso de quarta a sexta-feira

Com o período do Carnaval, as aulas nas escolas municipais só irão retornar na segunda-feira (2). Pais e responsáveis devem estar atentos, pois conforme calendário letivo de 2020 será recesso de quarta (26) a sexta-feira (28). Os dias letivos, datas de recessos, conselhos de classe e férias estão previstos na portaria 008/2019 da Secretaria Adjunta de Educação Básica. O cronograma de eventos e ações pedagógicas na Educação de Macaé segue no mês de março com Semana Pedagógica, prevista para o dia 16. Já em abril haverá Semana de Educação Inclusiva, Prova Macaé, Recrear, VII Jornada Pedagógica. No mês de maio serão realizados Audição do IV Festival de Música Estudantil, Semana de Educação Alimentar e Literarte.

Macaé segue as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. De acordo com a Secretaria de Educação, o recesso do carnaval não irá prejudicar o processo ensino-aprendizagem do ensino municipal. O primeiro bimestre letivo já começou e se estende até dia 30 de abril. As aulas nas escolas municipais serão encerradas no dia 22 de dezembro, garantindo o cumprimento de 213 dias letivos. No cronograma do ano letivo, constam atividades regulares de salas de aula, programações didático-pedagógicas constantes no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e na proposta pedagógica da unidade escolar, além de eventos previstos pela secretaria. Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, este ano será marcado por ações voltadas para toda comunidade escolar (alunos, pais e profissionais de ensino).

"A rede municipal também vai ampliar a capacidade de atendimento com a expansão de novas escolas. A obra da nova escola da Ajuda está em fase adiantada. O Lagomar contará com três novos espaços. Já estão em construção as unidades padrão de Educação Infantil e a do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Está em andamento o processo da escola que vai funcionar compartilhada com o governo do estado para Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Na lista também estão as construções de duas escolas padrão no Bosque Azul. Além disso, a área em que funcionou o antigo Hospital do Sase, na Barra de Macaé, também ganhará um espaço escolar", pontua.

O calendário escolar, se necessário, poderá sofrer alteração ou adequação, em conformidade com as peculiaridades locais e atividades previstas na unidade escolar, desde que dentro do bimestre, com acompanhamento da coordenação de Regulação da Educação Básica e Dados Educacionais e autorização da Secretaria Adjunta de Educação Básica. O professor ficará responsável pela reposição de conteúdos, de cargas horárias e dias letivos, quando se fizer necessário, resguardando o direito do aluno.

Datas - Em julho serão promovidos o 7º Diálogos em Educação, Jogos Estudantis das Escolas Municipais, Prova Macaé e Festival de Música Estudantil. Para o mês de agosto estão previstos os eventos 8º Diálogos em Educação e finais dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem). Em setembro, Feira de Ciências, Prova Macaé e Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac) e outubro contará com Semana da Criança, VII Fórum da Orientação Educacional e Feiras das Ciências de Macaé (Fecimac). Já o mês de novembro será marcado pelo Encontro de Bandas e mais uma etapa da Prova Macaé.